A percepção dos catadores de materiais recicláveis do distrito federal sobre os cursos de formação profissional

Autores/as

  • Adriana Silva Alves Universidade de Brasília
  • Ana Tereza Reis da Silva Universidade de Brasília

Palabras clave:

Catadores. Percepção. Formação profissional.

Resumen

O objetivo deste artigo é divulgar os resultados da pesquisa desenvolvida entre 2011 e 2012, que trata da percepção de catadores/as de materiais recicláveis do Distrito Federal acerca da formação profissional direcionada à categoria. O interesse pelo tema surge por meio do contato com o projeto de extensão universitária Incubadora de Redes de Economia Solidária e foi aprofundado no âmbito do Programa de Iniciação Científica- PROIC da Universidade de Brasília. Trata-se de uma investigação de cunho exploratório que utiliza técnicas mistas de metodologia e análise do conteúdo, lançando mão da narrativa de experiências vividas como conteúdo de significativa relevância, que permite dar visibilidade às percepções e às expectativas dos catadores/as sobre cursos de formação profissional a eles direcionados. Os resultados apresentados enfatizam e problematizam questões como identidade, formação profissional, motivação e avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Silva Alves, Universidade de Brasília

Pedagoga pela UnB e mestranda da UnB

Ana Tereza Reis da Silva, Universidade de Brasília

Professora , doutora , Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamento (TEF) da Faculdade de Educação - FE /UnB e orientadora da pesquisa relatada

Citas

ADAMS, Telmo. Educação e Economia Popular Solidária: Mediações Pedagógicas do Trabalho Associado. Aparecida, SP: Ed. Ideias & Letras, 2010.

BRASIL. Decreto N° 5.940, de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação à s associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm Acesso em: janeiro/2013.

BRASIL. Decreto nº 22.239, de 19 de dezembro de 1932. Coleção de Leis do Brasil, Rio de Janeiro ”“ RJ , 31 dez. 1932. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-22239-19-dezembro-1932-501764-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: jan.2013

MELLO, Claiton, STREIT, Jorge, ROVAI, Renato (orgs.). Geração de trabalho e renda, gestão democrática e sustentabilidade nos empreendimentos econômicos e solidários/Organizadores. São Paulo: Publisher Brasil, 2009.

BLAS, Francisco Asís, PLANELLS, Juan (coord.). Retos de la educación técnico-profesional. ED. Fundación Santillana. Madri, 2010.

BARDIN, Laurece. Análisis del discurso. ED AKAL, Madri, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. A Economia Solidária como práxis pedagógica ”“ São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

ISAAC, Pedro Henrique. Análise das relações reciprocitárias em cooperativas de catadores de lixo de Brasília. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2007.

KEMP, Valéria Heloísa, CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi (Org.), Catadores na cena urbana: construção de políticas socioambientais - Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

MILANEZ, B. Resíduos sólidos urbanos: panorama atual, desafios e perspectivas. In: IPEA. (Org.). Infraestrutura social e urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas - Série Eixos Estratégicos do Desenvolvimento Brasileiro. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2010, v. 6.2, p. 515-547.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Classificação Brasileira de Ocupações: CBO ”“ 2010 ”“ 3a ed. Brasília: MTE, SPPE, 2010.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

ALVES, Adriana Silva; SILVA, Ana Tereza Reis da. A percepção dos catadores de materiais recicláveis do distrito federal sobre os cursos de formação profissional. Participação, [S. l.], n. 26, p. 15–26, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/20809. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de desenvolvimento teórico

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.