Contribuições da Rede UnBcast de Podcasts Universitários à Extensão, à Comunicação Pública e à Inovação
Keywords:
Podcasting, Universidade, UnBcastAbstract
O presente trabalho tem como objeto de estudo a reflexão analítica sobre o primeiro ano de atuação do Projeto e da Rede UnBcast de Podcasts Universitários. Como eixos de articulação teórica utiliza os conceitos de Podcasting, Comunicação/Radiodifusão Pública, Divulgação Científica, Inovação, Letramento Mediáticoe Extensão. Metodologicamente, o trabalho adota a estratégia da triangulação entre os fundamentos da pesquisa qualitativa, a abordagem descritiva e o relato de experiência. Como resultados, assinala-se que a podosfera universitária tem: a) se consolidado como lócus privilegiado para atos de inovação em mídia sonora; b) se constituído como um dos espaços-tempo protagonistas da divulgação científica e cultural; c) se popularizado como meio de comunicação pública; d) contribuído no campo do letramento mediático e transmediático, na medida em que se constata a capacidade dos(as) jovens universitários como "prosumers" que promovem a partilha e a produção de conteúdos mediáticos de diferentes tipos e níveis de complexidade; e) proporcionado a execução de ações extensionistas como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político.
Downloads
References
ABPOD. PodPesquisa 2018. ABPod. 2018.
ABPOD. PodPesquisa 2019 - Hábitos de ouvintes de Podcasts brasileiros. ABPod. 2019.
BERRY, R. In: Kischinhevsky, M. (2020). O rádio está aprendendo muito com o podcasting. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4334. 2020.
BONINI, T. The ‘second age’ of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC, 41, vol. XVIII, p. 21-30, jul. 2015.
BUENO, W. Comunicação Científica e divulgação científica aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp., p. 1 – 12, 2010.
DELORS, J. (org.) Educação um tesouro a descobrir – UNESCO. São Paulo: Cortez, 1997.
DOMINGO, J.C. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 14-30, jan./abr. 2016.
FIGARO, R. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. In: Revista Fronteiras - estudos midiáticos. v. 16, n. 2, maio/agos. 2014.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Sandra Netz. Porto
Alegre: Bookman, 2004.
GLOBO. Podcasts e a crescente presença entre brasileiros. Globo Gente, 2021.
JENKINS, H.; FORD, S.; GREEN, J. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Tradução Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.
LOPEZ, D. C. & FREIRE, M. Inovação e narrativa multimídia em podcasts: um estudo de caso de Strange Bird. Revista Temática. ANO XVI. N. 06. JUNHO/2020 –NAMID/UFPB.
PINHEIRO, E. B. B., & DEL BIANCO, N. R. O rádio brasileiro no contexto da plataformização: experiências, impasses e desafios. Esferas, 1(23), 56-83, 2022a
PINHEIRO, E. B., & DEL BIANCO, N. R. A integração de Emissoras de Rádio All News Brasileiras às Plataformas de Streaming de Áudio. Revista GEMInIS, 12(3), 222–241, 2022b.
PINHEIRO, E. B. B., & ALVES, W. PLATAFORMIZAÇÃO DO RÁDIO: uma cartografia da atuação de emissoras brasileiras em plataformas de streaming de áudio. Anais [....] Brasília: UnB, 2022.
PINHEIRO, E. B. B., & BEZERRA, R. M. Cartografia da atuação de Emissoras Públicas de Rádio em Plataformas de Streaming de Áudio. Anais [....] Brasília: UnB, 2022.
ROSSETTI, R. Categorias de inovação para os estudos em Comunicação. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 27:(63-72) jul-dez, 2013.
SCOLARI, C. A. Literacia Transmedia na Nova Ecologia Mediática - Livro Branco. Espanha: Universitat Pompeu Fabra, 2018.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. Editora Atlas: São Paulo, 2010.
UNESCO. La Radio y Televisión Pública; ¿Por qué? ¿Cómo?. Montreal: UNESCO - Consejo Mundial de Radio y Televisión, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Participação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.