Do virtual à práxis: experiências práticas e interações com o Terceiro Setor em um curso de graduação a distância
Palavras-chave:
Artesanato. Extensão. Cidadania.Resumo
O presente artigo apresenta a experiência desenvolvida no curso de graduação a distância em Administração promovido pela Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O caso mostra como foi possível, não só encurtar as distâncias físicas características nesta modalidade de ensino, como também aproximar a teoria da prática. Além disso, como a disciplina trata de responsabilidade social e Terceiro Setor, foi possível fazer com que a atividade prática tivesse um caráter ético, responsável e fi lantrópico promovendo a interação entre alunos e organizações do Terceiro Setor.Downloads
Referências
LEFF, Enrique. Tiempo de Sustentabilidad. Revista Ambiente e Sociedade. Campinas, n. 6/7, p. 5-15, jan./dez., 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n., 80, p. 11-43, mar. 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. Cap. 3, p. 137-166. (Coleção para um Novo Senso Comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática; v. 4).
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revidado. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e político na pós-modernidade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 348.
SILVA, Márcia Regina Farias da. Ciência, técnica e experiências sociais na pesquisa e na extensão universitária: possibilidades de diálogos entre saberes. Tese de doutorado em Ecologia Aplicada,
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo: Piracicaba, 2009, 211p.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n.13, p. 5-24, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.