Extensão Universitária: Terceira Atividade?
Resumo
A extensão universitária começou a aparecer nos discursos oficiais, no Brasil, na fase de industrialização do país, compondo, portanto, o contexto da modernização do Estado Capitalista, de modo similar ao que ocorreu nos EUA. Também as alterações na concepção da extensão e na forma como ela é desenvolvida revelam sua inserção no processo histórico.
Downloads
Referências
BOTOMÉ, Silvio P. - PesquisaAlienada e Ensino Alienante : O Equívoco da Extensão Universitária. Rio deJ. ””Vozes, 1996.
FAGUNDES,José. - Universidade e Compromisso Social- Extensão, Limites e Perspectivas. UNICAMP, 1985 . Tese de Doutorado.
FÁVERO, Ma Lourdes - A Universidade Brasileira em Busca de sua Identidade. Ed. Vozes. Petrópolis. 1977-
FROIO, Felice - Le mani sulFUniversità . Ed. Riuniti. Roma, 1996.
HOBSBAWM, E. - Era dos Extremos: O Breve Século XX. Trad. SANTARRITA,M. Companhia das Letras. São Paulo, 1995
KUENZER, Acácia Z. - Para estudar oTrabalho como Princípio Educativo na Universidade: Categorias teórico-metodológicas. Tese para concurso de Professor Titular. UFPr. Texto fotocopiado Curitiba, I992.
REIS, Renato Hilário. - A Extensão Universitária na Relação Universidade-População. Brasília, Dissertação de Mestrado, UnB, 1988.
ROCHA, Roberto M. Gurgel. A Educação Extensionista - Algumas Idéias Preliminares. In: A Universidade e o Desenvolvimento Regional. Ed. UFG. Fort. 1980.
ROCHA, Roberto M. Gurgel. Extensão Universitária - Comunicação ou Domesticação?. S.P.. Cortez. 1986.
SESu/MEC - Perfil da Extensão Universitária no Brasil. S.d.
SOUSA, Ana Luiza Lima. Extensão Universitária a partir de seus Interlocutores. Goiânia, Dissertação de Mestrado, Univ. Fed. de Goiás, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.