Educação de jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963
Palavras-chave:
Memória. Alfabetização de adultos. Discurso.Resumo
Esta pesquisa buscou investigar a memória da alfabetização sobre um corpus de quarenta relatos de entrevistas por meio de pesquisa etnográfica de observação não participante e entrevista semiestruturada junto aos moradores da cidade de Angicos na tentativa de perceber a recorrência de enunciados sobre o trabalho de alfabetização por Paulo Freire, em 1963, sua significação para a história dos angicanos e a relação dos adultos com a modalidade escrita da língua. Recorremos a pesquisa do tipo etnográfica por se caracterizar fundamentalmente por um contato direto do pesquisador com a situação pesquisada, possibilitando uma reconstrução dos processos e as relações que configuram certa experiência. Entendemos que a atualidade do tema e a necessidade de uma reflexão sociohistórica para a compreensão deste fenômeno constituem a relevância deste trabalho.Downloads
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Referências
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Publicado
2011-12-21
Como Citar
SANTOS, Ana Paula Rufino dos. Educação de jovens e adultos: caminhos e significados para a experiência de 1963. Participação, [S. l.], n. 16, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24326. Acesso em: 31 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos de desenvolvimento teórico
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