Espaço de construção de conhecimentos para o PET-Psi
Palavras-chave:
Extensão universitária. Extensão popular. Universidade. Sociedade.Resumo
A extensão universitária pode ser caracterizada como um trabalho social sobre uma realidade objetiva, gerando um produto em parceria com a comunidade e que colabore com o desenvolvimento de diferentes contextos da sociedade. O objetivo deste artigo é caracterizar a filosofia da prática extensionista praticada pelo PET-Psi, descrevendo-se o desenvolvimento de três atividades de extensão executadas e suas implicações para a construção de um processo de conhecimento recíproco entre a universidade e os segmentos da sociedade que participam destas atividades. São descritas atividades realizadas com idosos, com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial e no projeto de desenvolvimento de Promotoras Legais Populares (PLPs). As atividades proporcionam um sistema contínuo de diálogo e de troca de saberes, contribuindo para a construção da cidadania e participação sociopolítica de universitários e comunidade.Downloads
Referências
CASTRO, O. P. O Processo Grupal, a Subjetividade e a Ressignificação da velhice. In CASTRO, O. P. Velhice que idade é esta? Uma construção psicossocial do envelhecimento (p. 35-55). Porto Alegre: Síntese, 1998.
CENTRO DANDARA DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES. Perfil das PLPs. Disponível em: . Acessado em: 14/5/2009.
DEMO, P. Avaliação Qualitativa. Campinas: Autores Associados. 9. ed., 2008.
DEMO, P. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livro. 1. ed., 2004.
FÓRUM PLP. Promotoras Legais Populares do DF. Disponível em: . Acessado em: 14/5/2009. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra. 46. ed., 2005.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 8. ed., 1983.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 6. ed., 1982.
MELO NETO, J. F. de. Extensão Popular. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2006.
MELO NETO, J. F. de. Extensão Universitária: bases ontológicas. In MELO NETO, J. F de. Extensão Universitária: Diálogos Populares. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2002.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. Promotoras Legais Populares (PLPs). Disponível em: . Acessado em: 14/5/2009.
NERI, A. L.; DEBERT, G. G. Velhice e Sociedade. Campinas: Papirus, 1999.
PROMOTORAS LEGAIS POPULARES. Carta de princípios das Promotoras Legais Populares. Disponível em: . Acessado em: 14/5/2009.
RODRIGUES, A. M. Construindo o Envelhecimento. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.