VANTAGENS DO COOPERATIVISMO PARA DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO RURAL NO DISTRITO DE DEMARCAÇÃO, PORTO VELHO, RO

Autores

  • NINA BERNARDES TROLLY
  • SUENNE RIGUETTE MACHADO

Palavras-chave:

mandioca; farinha; cooperativismo; Rondônia; Projeto Rondon

Resumo

Este estudo buscou compreender o modelo de negócio envolvido no processamento e venda da mandioca procedente da agricultura familiar na região do Rio Machado, especificamente no distrito de Demarcação, no Estado de Rondônia. O objeto de estudo foi a casa de farinha da associação de moradores da comunidade e a Agroindústria de Farinha de Mandioca Manoel Fernandes. Mesmo com uma indústria em perfeito estado para processamento da mandioca, os pequenos agricultores da região insistem em utilizar as instalações da casa de farinha para processamento individual do produto retirado do campo, contudo entende-se que, por este modelo de gestão e processamento da produção, os agricultores têm dificuldade em se posicionar no mercado tornando a obtenção de lucro uma tarefa difícil de ser alcançada. Durante a Operação Cinquentenário do Projeto Rondon, foi proposta a utilização do modelo cooperativista durante a oficina: “Cooperativismo ”“ O que são cooperativas? Quais as vantagens? ”, utilizando a agroindústria local e a cooperativa já existente, porém sem grande representatividade. Como resultado do estudo, pudemos observar o pleno entendimento dos produtores sobre o modelo cooperativista e as vantagens de sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONTO, A. J., CARVALHO, R. D., FERREIRA, C. A., & HOMMA, A. K. (1997). Sistemas de produção da farinha de mandioca no nordeste paraense. Embrapa Amazônia Oriental - Documentos (INFOTECA-E), 50.
Embrapa Rondônia. (2009). A cadeia agroindustrial da mandioca em Rôndonia: situação atual, desafios e perpectivas. Porto Velho .
Freitas, C. G., Farias, C. S., & Vilpoux, O. F. (2011). A PRODUÇÃO CAMPONESA DE FARINHA DE MANDIOCA NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL. Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, 29-42.
Pedroso, Í. L., & Júnior, J. C. (s.d.). PRODUÇÃO FAMILIAR E ASSOCIATIVISMO.
Ribeiro, A. K., & Ressutti, W. (Outubro18 de 2016). Revista AgroRondonia. Fonte: http://www.agrorondonia.com.br/noticias/agroindustria/agroindustria-de-farinha-e-inaugurada-em-rondonia
Rondonia Ao Vivo. (13 de Março de 2016). Variedades de mandioca são avaliadas pela Embrapa de Rondônia. Fonte: http://rondoniaovivo.com/noticias/variedades-de-mandioca-sao-avaliadas-pela-embrapa-de-rondonia/14820
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ”“ Sebrae. (2012). INFORÇÕES DE MERCADO SOBRE MANDIOCA (FARINHA E FÉCULA). Brasília.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. (18 de Novembro de 2014). Canal Rural - A força do campo. Fonte: http://www.canalrural.com.br/noticias/arroz/estudo-traz-dados-sobre-cultura-mandioca-rondonia-49327

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

TROLLY, NINA BERNARDES; MACHADO, SUENNE RIGUETTE. VANTAGENS DO COOPERATIVISMO PARA DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO RURAL NO DISTRITO DE DEMARCAÇÃO, PORTO VELHO, RO. Participação, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 108–115, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24106. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.