Dia de campo em unidade demonstrativa de produção agroecológica de base familiar: treinamento e capacitação de produtores rurais e estudantes
Palavras-chave:
difusão de conhecimento, extensão rural, inovação tecnológicaResumo
O objetivo do presente trabalho foi verificar a efetividade de utilização de uma unidade demonstrativa associada a realização de dia de campo para realizar a transferência de tecnologias da produção orgânica a um grupo de produtores familiares. A Chácara de número 36 do Assentamento Chapadinha no Núcleo Rural Lago Oeste, Distrito Federal, recebeu as seguintes técnicas: 1) um modelo agroflorestal de quebra ventos; 2) consórcio de hortaliças diversas e 3) tecnologia de tanque lonado para irrigação por mangueira santeno. Ao final de um ano de acompanhamento semanal
da propriedade por estudantes do Curso de Agronomia da UnB e Bolsistas do Pet Agronomia foi organizado um dia de campo para apresentar os resultados para a comunidade local e estudantes. Foram montadas três estações nas quais foram distribuídos os técnicos do CVT AAO UnB e EMATER DF e alunos bolsistas do Pet Agronomia da UnB para que apresentassem as tecnologias implantadas. Na primeira estação, foi apresentada a barreira de quebra ventos, o manejo do eucalipto e as vantagens do modelo introduzido para área como um todo. Na segunda estação, foram apresentados os consórcios, a técnica de cobertura do solo e adubação verde. Na terceira estação, foi apresentado o sistema de irrigação de tanque lonado. O modelo que reúne unidade demonstrativa e dia de campo demonstrou ser eficiente na transferência de tecnologias e troca de saberes, possibilitando ao futuro agrônomo compreender as técnicas de extensão que são aceitas pela comunidade local ao passo que, para os agricultores, a unidade demonstrativa serve para tornar concreto os resultados das técnicas utilizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.