Projeto integração universidade-escola: contribuições da extensão universitária para a alfabetização científica
Palavras-chave:
divulgação científica; projeto de ação contínua integração universidade-escola; extensão universitária; alfabetização científica; projeto UnB tour no campus-científico.Resumo
Este trabalho relata contribuições do projeto de extensão intitulado Integração Universidade-Escola para divulgação e alfabetização científica, ressaltadas por estudantes e professores da Educação Básica, participantes do Projeto UnB Tour no Campus Científico. Durante o 2º semestre letivo de 2016 e o 1o semestre de 2017, esses visitantes foram convidados a falar sobre as experiências vivenciadas, principalmente sobre palestras de divulgação científica realizadas no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química (LPEQ). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Os resultados mostram que as palestras têm contribuído para a divulgação e alfabetização científicas, por meio da abordagem de temáticas sociais, pela utilização de experimentos relacionados a fenômenos do cotidiano e pela dialogicidade. Identificou-se também que, entre a escola e a Universidade, ainda existem barreiras que necessitam ser transpostas por meio de parcerias colaborativas entre essas instituições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria.
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. No entanto, a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário.