Recuperação e reforço de sistema estrutural com placas pré-moldadas alveolares
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.10Palavras-chave:
Estrutura, Pré-moldados, Execução, PatologiaResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura de uma casa de dois pavimentos, cujo sistema estrutural é constituído por placas pré-moldadas alveolares. As placas foram utilizadas de forma errônea durante a construção, fazendo com que o projeto apresentasse diversos problemas antes mesmo do término da construção. Para a avalia- ção de segurança da mesma, foram realizadas vistorias à construção e análise de patologias presentes nos elementos estruturais: fundação, vigas, pilares, e pré-moldados. Foram constatadas diversas patologias causadas por falta de projeto estrutural, erros de execução e defeitos de fábrica nos elementos analisados. Para conter e reparar os diversos problemas detectados foi elaborado um projeto de reforço e recuperação.
Downloads
Referências
SILVA, Erick Almeida. Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2006.
CAMPOS, Luiz Eduardo Teixeira. Técnicas de recuperação e reforço estrutural com estruturas de aço. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.
ARAÚJO, Caroline Maia. Reforço de vigas de concreto à flexão e ao cisalhamento com tecidos de fibra de carbono. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).