O ensino da sustentabilidade em cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil

Autores

  • Brenda M. Dourado
  • Cláudia N. D. Amorim

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12088

Palavras-chave:

Ensino, Sustentabilidade, Arquitetura e urbanismo, Currículo

Resumo

Na atualidade, verifica-se uma exigência cada vez maior de capacitação técnica voltada à sustentabilidade, com destaque para a expressividade dos impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do planejamento arquitetônico e urbanístico. Como consequência, observa-se a necessidade de reestruturação do ensino nos cursos superiores de arquitetura e urbanismo de modo a atender às novas demandas e modificar o perfil dos profissionais em formação. Logo, o presente artigo objetiva verificar a abordagem da sustentabilidade em currículos de cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil e propor o aprimoramento dos mesmos. A metodologia do trabalho consistiu, primeiramente, em revisão bibliográfica nacional e internacional sobre o ensino da sustentabilidade em cursos de arquitetura e urbanismo. Posteriormente, foram selecionados dois cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil que se destacaram na Bienal Miguel Aroztegui, evento de arquitetura e urbanismo que tem a temática da sustentabilidade como um de seus pontos centrais. Na sequência, baseados em método desenvolvido pelo grupo de pesquisa EDUCATE, foram analisados os currículos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e identificados os modelos paradigmáticos de estrutura curricular destas como Parcialmente Integrado e Linear/Paralelo, respectivamente. Finalmente, a partir da análise realizada, foram identificadas oportunidades de melhorias nestes currículos por meio do desenvolvimento de seminários e workshops voltados especificamente ao tema (caso da USP), oferta de maior número de disciplinas eletivas (caso da UFSC) e utilização de ferramentas de e-learning para ensino e acompanhamento à distância (em ambos os casos), dentre outras orientações.

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Como Citar

Dourado, B. M., & Amorim, C. N. D. (2014). O ensino da sustentabilidade em cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil. Paranoá, 7(11), 99–110. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12088

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

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