O triunfo do urbano

Auteurs-es

  • Thierry Paquot Institut d'Urbanisme de Paris
  • Elane Ribeiro Peixoto Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo https://orcid.org/0000-0001-9998-3438

DOI :

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.13

Mots-clés :

Non-ville, non-campagne, urbanização contemporânea

Résumé

O presente artigo situa as discussões de Françoise Choay sobre o mundo contemporâneo, no qual ela reconhece o triunfo do urbano em escala planetária. Os termos “non-ville” [não cidade] e “non-campagne” [não campo] são propostos pela autora para indicar o fim da cidade como conjunção entre civitas e urbs — isto é, uma comunidade reunida em um espaço definido e delimitado e que se distingue, por oposição, ao campo. São termos-chave para o entendimento de um fenômeno de dispersão do urbano decorrente da inovação dos meios de transporte e comunicação que constituem redes técnicas que conformam os espaços e os comportamentos. As posições de Choay são cotejadas com as de pensadores como Bernard Charbonneau, Henri Lefebvre, Maurice Bardet, Melvin Webber, Francesco Indovina, entre outros. A tradução do artigo, originalmente escrito em francês, deu atenção ao ritmo do texto, respeitando sua pontuação, e manteve os títulos citados e os neologismos no idioma original, indicando a tradução dos últimos entre colchetes. Notas foram incluídas para auxiliar os leitores brasileiros que, porventura, não estejam familiarizados com os autores mencionados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thierry Paquot, Institut d'Urbanisme de Paris

Filósofo do urbano, professor aposentando do Institut d'Urbanisme de Paris e editor da revista Urbanisme desde 1994. Publicou numerosos livros sobre a urbanização planetária, as utopias, a geo-história e o pensamento ecológico. Entre seus livros, encontram-se: Désastres urbains. Les villes meurent aussi [Desastres urbanos. As cidades também morrem] (2015, 2019); Mesure et démesure des villes [Medida e desmedida das cidades] (2020); Demeure terrestre: enquête vagabonde sur l'habiter [Morada terrestre: pesquisa divagante sobre o habitar] (2020); L'Amérique verte: portraits d’amoureux de la nature [A América verde: retratos amorosos da natureza] (2020); Les bidonvilles [As favelas] (2022); e Rachel Carson: pour la beauté du monde [Rachel Carson: pela beleza do mundo] (2023).

Elane Ribeiro Peixoto, Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Professora da Universidade de Brasília, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Suas pesquisas abrangem temas da área de teoria, história e crítica, incluindo a tradução de textos de interesse. Assumindo a tradução como um diálogo entre culturas, foi responsável pela tradução do francês para o português de Percorrer a cidade [Courir la ville] (2002), de Henri-Pierre Jeudy, e de O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese (1903) [Le culte moderne des monuments: son essence et sa genèse], publicado em francês em 2013, de Aloïs Riegl. Atualmente, faz a tradução dos verbetes assinados por Françoise Choay e publicados no Dictionnaire d'urbanisme et de l'aménagement (2015), obra que a historiadora das ideias dirigiu em parceria com Pierre Merlin. Essa tradução é um dos resultados do trabalho de pós-doutorado de Elane Peixoto, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Prourb), sob a supervisão de Margareth da Silva Pereira e com apoio do CNPq.

Références

CHARBONNEAU, Bernard. La lèpre du paysage. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

_____. De l’anarchitecture pavillionaires à lordes Babelien. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

_____. La fin du paysage. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

_____. Vers la banlieue totale par le pouvoir total. In: BARDET, Maurice. Vers la banlieue totale. Paris: Anthropos, 1972.

PAQUOT, Thierry. Homo urbanus: essai sur l’ urbanisation du monde et des moeurs. Paris: Editions du Félin, 1990.

_________Le Monde des villes. Panorama urbain de la planète. Bruxelas: Paris, Editions Complexe, 1996

_________.Terre urbaine. Cinq défis pour le devenir urbain de la planète. Paris: La Découverte, 2006.

_________.Désastres urbains. Les villes meurent aussi. Paris: La Découverte, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-09

Comment citer

Paquot, T., & Ribeiro Peixoto, E. (2023). O triunfo do urbano. Paranoá, 16(35), 1–8. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n35.2023.13

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.