Isolamento do ruído de impacto com resíduos de pet e pneu - análise preliminar de dados
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12301Palavras-chave:
Isolamento do ruído de impacto, Resíduo de pet, Resíduo de pneuResumo
O crescimento populacional tem gerado diversos problemas na sociedade contemporânea. Dentre eles estão o aumento do descarte de resíduos urbanos e a carência de moradia de baixo custo. O objetivo do presente trabalho foi estudar a potencialidade da utilização de dois resíduos sólidos na confecção de pisos flutuantes para redução do ruído de impacto através de parcerias com Furnas Centrais Elétricas e UFG. As amostras foram confeccionadas com o flake de garrafas PET e a raspa de pneus inservíveis aplicados em misturas cimentícias nas proporções de 1:4 e 1:5 (cimento: resíduo). Estas tinham espessuras diferentes sobre as quais tiveram a colocação de um contrapiso móvel com dois tipos de revestimento cerâmico. Para os ensaios foram consultadas a ISO 140-7 quanto aos procedimentos de medição para os níveis de pressão sonora de impacto (L’nT) e a ISO 717-2 para a determinação do valor único ponderado (L’nT,w). Dentre os resultados, 5 amostras com PET obtiveram L’nT,w superior à s demais amostras. Conclui-se que as amostras com resíduo de PET tiveram desempenho superior à s amostras com resíduo de pneu. Contudo, ambos resíduos possuem um uso potencial na aplicação de pisos flutuantes nas proporções estudadas, porém necessitam maiores estudos para aplicação técnica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).