A Arte Decorativa de Ontem
táticas e concepções projetuais de Le Corbusier na sua fase purista
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.01Mots-clés :
Le Corbusier, Síntese das Artes, Obra de Arte Total, deslocamento de conceitos, métodos de projetoRésumé
Charles-Édouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, desenvolveu e apresentou sua compreensão muito particular do ambiente construído, do interior do lar à metrópole, em textos, croquis, maquetes, projetos e obras construídas. Na sua formulação muito característica da Síntese das Artes, Corbusier refundia e redistribuía os atributos de cada área, cada arte, cada disciplina: com a Escultura, com a Pintura, com a Arquitetura, entre outras. Na relação entre Mobiliário e Arquitetura, se havia um mobiliário moderno, funcional e usando as novas tecnologias e possibilidades industriais, na obra de Corbusier a arquitetura absorvia muitas das funções do mobiliário tradicional, equipando o interior e as áreas abertas, de modo crescente e assumindo formas híbridas e intermediárias, para além dos tipos elencados descritos nos textos do arquiteto. O artigo trata de tais estratégias durante os anos 1920, dentro da poética do Purismo, que desenvolvera com seu amigo, o pintor Amédée Ozenfant.
Téléchargements
Références
BENTON, Charlotte. Le Corbusier: Furniture and the Interior. Journal of Design History, Oxford, v.3, n.2/3, p. 103-124, 1990. Oxford University Press. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1315681. Acesso em: 10 jun 2021.
BENTON, Tim. Les Villas de Le Corbusier 1920-1930. 2ed rev. amp. Paris: Philippe Sers, 1987.
BENTON, Tim. La maison La Roche et les ateliers d’artistes de Le Corbusier. In: TORRES CUECO, Jorge (org). Le Corbusier Mise au Point. Valencia: Memorias Culturales, 2012, pp. 8–33.
COLQUHOUN, Alan. Displacements of Concepts in Le Corbusier. Architectural Design, vol.43, p.2020-243, apr 1972.
COLOMINA, Beatriz. Le Corbusier and Photography. Assemblage, Cambridge, Massachusetts, n. 4, p. 6-23, out 1987. MIT Press. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3171032. Acesso em: 10 jun 2021.
LE CORBUSIER: Early works by Charles-Edouard Jeanneret-Gris. London/ New York: Academy Editions/ St. Martin´s Press, 1987.
LE CORBUSIER. Precisões sobre um Estado Presente da Arquitetura e do Urbanismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
LE CORBUSIER. Almanach d´Architecture Moderne. Paris: Georges Crès & Cie, Paris 1926. [Originalmente distribuído na Exposition internationale des Arts décoratifs et industriels modernes em 1925]. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1073372j?rk=85837;2. Acesso em: 10 jun 2021.
LE CORBUSIER & JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète 1910-1929. Zurich: Les Éditions d´Architecture, 1930.
LE CORBUSIER & JEANNERET, Pierre. Oeuvre Complète 1929-1934. Zurich: Les Éditions d´Architecture, 1935.
NAEGELE, Daniel J. Seeing what is not there yet: Le Corbusier and the architectural space of photographs. In: Simpósio Internacional "INTER – Photography and Architecture", Universidade de Navarra, Espanha, 2 a 4 de novembro de 2016. Disponível em: https://lib.dr.iastate.edu/arch_conf/90. Acesso em: 10 jun 2021.
OVERY, Paul. Light, Air and Openness: Modern Architecture Between the Wars. Londres: James & Hudson Ltd., 2007.
OZENFANT, Amédée & JEANNERET, Charles-Édouard. Depois do Cubismo. São Paulo: Cosacnaify, 2005. [Original de 1919].
PIOTROWSKI, Andrzej. Le Corbusier and the Representational Function of Photography. In: HIGGOTT, Andrew e WRAY, Timothy (eds.). Camera Constructs: photography, architecture and the modern city. London/ New York: Routledge, 2016, p.35-45.
RASMUSSEN, Steen Eiler. Arquitetura Vivenciada. 2ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
SAMUEL, Flora. Le Corbusier in Detail. Oxford: Elsevier Ltd, 2007.
SBRIGLIO, Jacques. Le Corbusier: The Villa Savoye. Berlin/ Paris: Birkhäuser Verlag AG/ Fondation Le Corbusier, 1997.
SENDAI, Shoichiro. Realization of the standard cabinet as “equipment” by Le Corbusier: the transformation of the “wall”. Journal of Architecture and Planning (Transactions of AIJ), v.83, n,752, p, 2043-2053, out 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1002/2475-8876.12093. Acesso em: 10 jun 2021.
STERNHELL, Zeev. Neither Right Nor Left: Fascist Ideology in France. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1996.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).