Análise sobre o ensino de estruturas em madeira nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.06Palavras-chave:
Ensino, estruturas de madeira, escolas de arquiteturaResumo
O objetivo do presente artigo, consiste na realização de um levantamento (quantitativo e qualitativo) onde foram verificados a ocorrência, a carga horária e o conteúdo programático da disciplina de Estruturas em Madeira, ou Sistemas Estruturais em Madeira, nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, com o intuito de se obter uma percepção atual e real sobre o ensino da disciplina. Este artigo toma por base, uma investigação em andamento na Tese de Doutorado do Arquiteto Ailton Cabral Moraes, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), sob a orientação do Professor Dr. Ivan Manoel Rezende do Valle. O levantamento dos dados foi realizado a partir da análise “on-line” dos Projetos Pedagógicos, Ementas e Matrizes Curriculares das 466 Escolas de Arquitetura e Urbanismo regulares no país, listadas pela ABEA - (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura). Os valores encontrados são surpreendentes e traduzem de forma clara um dos principais motivos da desvalorização e da baixa utilização da madeira no Brasil: a falta de conhecimento do material pelos arquitetos brasileiros, fruto de um ensino insuficiente e muitas vezes inexistente.
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