Caminhos cicláveis: Conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09Mots-clés :
mobilidade urbana, ciclovias, arborização, temperatura superficialRésumé
No Brasil, o espraiamento urbano e falta de planejamento das cidades impulsionam o uso individual do automóvel aumentando a poluição do ar e a ocupação do solo. Neste contexto, a bicicleta surge como uma alternativa com menor gasto energético, impacto à atmosfera e ao trânsito. O favorecimento do conforto térmico no espaço público pode se tornar uma ação de incentivo ao uso das ciclovias. Esta pesquisa objetivou estudar as condições de conforto térmico em ciclovias na cidade de Vilhena-RO, estimando a influência deste aspecto na utilização da bicicleta como meio de transporte. Para tanto, foram analisados os materiais superficiais e as condições de sombreamento encontradas em diferentes trechos de ciclovias da cidade, identificando as características físicas dos materiais e suas temperaturas superficiais. Complementarmente, foram aplicados questionários aos usuários das ciclovias visando estimar o impacto das condições de conforto térmico na utilização da bicicleta. Como resultado, obteve-se que a infraestrutura da rede civloviária da cidade não atende adequadamente e o calor é um fator que dificulta o uso da bicicleta. As áreas sombreadas são consideravelmente menos quentes do que as áreas expostas. O planejamento da cidade de Vilhena deve ser integrado, contemplando maior rede de ciclovia e arborização urbana.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).