Caminhos cicláveis: Conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09

Palabras clave:

mobilidade urbana, ciclovias, arborização, temperatura superficial

Resumen

No Brasil, o espraiamento urbano e falta de planejamento das cidades impulsionam o uso individual do automóvel aumentando a poluição do ar e a ocupação do solo. Neste contexto, a bicicleta surge como uma alternativa com menor gasto energético, impacto à atmosfera e ao trânsito. O favorecimento do conforto térmico no espaço público pode se tornar uma ação de incentivo ao uso das ciclovias. Esta pesquisa objetivou estudar as condições de conforto térmico em ciclovias na cidade de Vilhena-RO, estimando a influência deste aspecto na utilização da bicicleta como meio de transporte. Para tanto, foram analisados os materiais superficiais e as condições de sombreamento encontradas em diferentes trechos de ciclovias da cidade, identificando as características físicas dos materiais e suas temperaturas superficiais. Complementarmente, foram aplicados questionários aos usuários das ciclovias visando estimar o impacto das condições de conforto térmico na utilização da bicicleta. Como resultado, obteve-se que a infraestrutura da rede civloviária da cidade não atende adequadamente e o calor é um fator que dificulta o uso da bicicleta. As áreas sombreadas são consideravelmente menos quentes do que as áreas expostas. O planejamento da cidade de Vilhena deve ser integrado, contemplando maior rede de ciclovia e arborização urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

Meneses, J. R., & Sales, G. de L. (2018). Caminhos cicláveis: Conforto térmico como fator de melhoria do uso das ciclovias de Vilhena, RO. Paranoá, 11(22), 131–142. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.09

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.