Casa Suindara: formação, experimentação e construção no habitat rural
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n17.2016.09Mots-clés :
Canteiro-escola, Habitação popular, Assentamentos rurais, Tecnologias sociaisRésumé
A Casa Suindara é o resultado de uma experiência de extensão universitária e popular, realizada nas dimensões do curso Canteiro-Escola, onde a partir da produção de uma habitação familiar dentro de um assentamento rural de reforma agrária, práticas coletivas, dialógicas e sustentáveis de concepção e realização do projeto arquitetônico foram experimentadas e analisadas. Os processos de aprendizagem e construção de conhecimentos ocorreram complementar e simultaneamente à s práticas construtivas e ao desenvolvimento de tecnologias sociais, mediante ao uso de materiais locais, naturais e de recuperação. Nesta perspectiva, a articulação entre o mundo acadêmico e a realidade social do assentamento rural proporcionou a aproximação e a interação entre os conhecimentos científicos, técnicos e populares. A família moradora, para além da participação no processo, revelou-se protagonista na ação e agente formadora dos participantes no canteiro de obras. Este trabalho apresenta brevemente o processo de realização do canteiro-escola, analisando sua experiência a partir das dimensões formadora e produtiva, onde os processosde aprendizagem se desenvolvem na forma de trabalho social, que por sua vez, se fundamenta enquanto princípio educativo.
Téléchargements
Références
BERGAMASCO, Sônia Maria; NORDER, Luiz Antonio Cabello. O que são assentamentos rurais. São Paulo (SP): Editora Brasiliense, 1996.
CARNEIRO, Maria José ; MALUF Renato Sérgio. Para além da produção: multifuncionalidade e agricultura familiar. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
FERREIRA, Thiago Lopes, Arquiteturas vernáculas e processos contemporâneos de produção: Formação, experimentação e construção em um assentamento rural. Tese de doutorado em arquitetura. Grenoble: Universidade de Grenoble em cotutela com a Universidade de São Paulo, 2014.
FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo (SP): Cosac Naify, 2006.
FINDELI, Alain; COSTE, Anne. De la recherche-création à la recherche-projet: un cadre théorique et méthodologique pour la recherche architecturale [en ligne]. 2007. [s.l.] : Lieux communs, n°10. Disponible sur : < http://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00978330 > (consulté le 29 septembre 2014).
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. In : Educação e Pesquisa. set./dez. Vol. 31, n° 3, p. p. 483”‘502, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo (SP): Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1985.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO, Centro de Estatística e Informações ; et al. Déficit habitacional no Brasil: municípios selecionados e microrregiões geográficas. Belo Horizonte (MG): Fundação Joaão Pinheiro, Governo de Minas Gerais, 2013.
INO, Akemi; SHIMBO, Ioshiaqui (coord.). O encontro de famílias e assessores: organizando grupos para projetos de habitação rural. Caixa Econômica Federal, 2007.
LEITE, Sérgio Pereira. Impactos dos assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro. Brasília; São Paulo : INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (NEAD); Ministério do Desenvolvimento Agrário (INCRA), Editora UNESP, 2004.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis (RJ): Vozes, 1986.
MOREIRA, Roberto José. Terra, poder e território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
VALADARES, Alexandre Arbex. O gigante invisível: território e população rural para além das convenções oficiais. Brasília (DF): IPEA. Coll. Texto para discussão, 2014.
WANDERLEY, Maria de Nazareth B. A ruralidade no Brasil moderno. Por un pacto social pelo desenvolvimento rural. In : GIARRACCA, Norma, Una nueva ruralidad en América Latina? [en ligne]. Argentina : CLACSO, Buenos Aires, 2001. Disponible sur: < http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/rural/wanderley.pdf >
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).