Soluções estruturais na obra de Oscar Niemeyer
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n15.2015.03Mots-clés :
Soluções estruturais, Oscar NiemeyerRésumé
A tecnologia só se torna excitante quando se manifesta através de uma expressão visual. E, neste sentido, a magnífica obra de Oscar Niemeyer (1907-2012), integrando a arte do arquiteto e do engenheiro, nos presenteia com uma riqueza de detalhes, formas e genialidade criativa. Sua obra, se movendo entre dois pólos, o da arquitetura e o da engenharia estrutural, leva o selo da imaginação, do desenho que flui no gesto singelo de sua mão que, mesmo no espaço imaginário, pode conceber novas formas. Mas este desenho surge imbuído de um saber estrutural, das potencialidades intrínsecas do novo material, o concreto armado, que ele leva ao extremo de suas possibilidades estruturais, fazendo, muitas vezes, como dizia Auguste Perret, “chanter les points d´appuis”¹. Toda forma idealizada ou construída, por mais primitiva que seja, requer um sistema estrutural e respectivo processo construtivo. Uma coisa é decorrente da outra. O tema que iremos analisar - soluções estruturais adotadas na obra de Oscar Niemeyer ”“ não foge à regra. Com uma obra vastíssima, fez-se necessário a identificação de alguns projetos mais relevantes. O critério da escolha levou em consideração a sua expressividade arquitetônica aliada à solução estrutural ímpar.
Téléchargements
Références
CARDOZO, Joaquim. “Arquitetura Brasileira”. Revista Módulo n° 1. Rio de Janeiro, março 1955, p. 6-9.
CAVALCANTI, Lauro. Moderno e Brasileiro ”“ A história de uma nova linguagem na arquitetura (1930-60). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
CAVALCANTI, Lauro; LAGO, André Corrêa do. Ainda Moderno? Arquitetura Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).