Reabilitação ambiental no Igarapé da Fortaleza - o Parque do Igarapé e seu paisagismo ecológico
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n14.2015.16931Mots-clés :
Paisagismo ecológico, Igarapé da Fortaleza, APA da FazendinhaRésumé
Este artigo analisou a área do Igarapé da Fortaleza, na divisa dos municípios de Macapá e Santana, no Amapá, na região amazônica brasileira, buscando uma nova solução urbanística que harmonizasse a atividade econômica existente no local (relacionada à venda de pescado, crustáceos e açaí) com o meio urbano e natural. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se primeiramente em um diagnóstico completo da área de estudo, realizada através de levantamentos in loco e entrevistas, cujos dados coletados e compilados resultaram em mapas temáticos, realizados nos software ArcGis, CorelDRAW e Auto-Cad. A segunda etapa foi um levantamento bibliográfico do arcabouço conceitual do planejamento ambiental, que serviu de inspiração para a etapa final: a proposição de um parque com enfoque ecológico, o “Parque do Igarapé”, com espaços tematizados pela cultura local, como a pesca artesanal de camarão e extrativismo de açaí.
Téléchargements
Références
ANDRADE, L. e LEMOS, N. Qualidade de projeto urbanístico / sustentabilidade e qualidade da forma urbana. In: BLUMENSCHEIN, R. et al. (Org.). Avaliação da qualidade da habitação de interesse social : projetos urbanístico e arquitetônico e qualidade construtiva. FAU- UnB. Brasília, 2015.
CHACEL, F. Paisagismo e ecogênese. Fraiha. Rio de Janeiro, 2001.
FRANCO, M. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. Annablume FAPESP, São Paulo, 2001.
HURTADO, A. G. e Acuña, E. C. Las Variables Ambientales en la Planificación del Desarrollo. Estilos de desarrollo y medio ambiente en America Latina. Fundo de la Cultura Económica, México, 1980.
MACEDO, S. e SAKATA, F. Parques Urbanos no Brasil. Edusp. São Paulo, 2002.
MCHARG, I. Design with Nature. John Wiley & Sons, New York, 1969.
MEDEIROS, J. Visões de um Paisagismo Ecológico na Orla do Lago Paranoá. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2008.
MEDEIROS, J. e DOS SANTOS, G. Cenários de um Paisagismo Ecológico no Igarapé da Fortaleza - O Parque do Igarapé. In: 12º Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (ENEPEA). Vitória, 2014.
ROMERO, M. Princípios Bioclimáticos para o Desenho Urbano. ProEditores. São Paulo, 2000.
ROMERO, M. A Arquitetura Bioclimática do Espaço Público. Editora Universidade de Brasília. Brasília, 2001.
SPIRN, A. O Jardim de Granito: a natureza no desenho da cidade. Edusp, São Paulo, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paranoá 2015
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).