Gênese do discurso do planejamento urbano em Curitiba: bases políticas, filosóficas e técnicas
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12055Mots-clés :
Discurso de planejamento urbano, Influências humanista e racionalista no planejamento urbano, Processo de planejamento urbano, CuritibaRésumé
O objeto desta pesquisa é o discurso do planejamento urbano em Curitiba. A metodologia adotada foi a da análise de conteúdo. Para identificar as bases que geraram o discurso, construiu-se um referencial histórico que contemplou a fase de institucionalização do processo do planejamento urbano na década de sessenta, e os marcos antecedentes que a influenciaram. Verificou-se a estreita vinculação entre a construção da identidade da cidade de Curitiba e o planejamento urbano ”“ pensamento e ação do Estado sobre o espaço urbano. Identificaram-se a influência das abordagens humanista e racionalista do planejamento urbano sobre as bases geradoras do discurso, bem como a influência do contexto político, econômico e social em que tal discurso se inseriu. O discurso do planejamento urbano, ao encerrar em si um projeto político, tem como produto a “imagem síntese” da cidade. Assim, pretende-se neste artigo discorrer sobre a gênese do discurso do planejamento urbano em Curitiba, identificando suas origens e distinguindo suas bases de sustentação. Para sua identificação, construiu-se um referencial histórico que contemplou a fase de institucionalização do processo do planejamento urbano em Curitiba na década de sessenta, bem como os marcos antecedentes que a influenciaram.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).