Estudo comparativo entre duas lâmpadas de descarga de baixa pressão: análise de viabilidade econômica
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n12.2014.12298Mots-clés :
Lâmpadas fluorescentes, Lâmpadas de catodo frio, Estudo comparativo, Payback, RetrofitRésumé
A constante procura pela eficiência em projetos de iluminação nas edificações tem envolvido os profissionais da construção civil, engenharias e arquitetura na busca por informações confiáveis que melhor adéquem as inúmeras fontes de iluminação disponíveis, sejam elas artificiais ou a luz natural. Este estudo apresenta dados analíticos sobre as fontes de luz artificial, mais especificamente para o período denominado pós- fluorescente, limitando a pesquisa nas lâmpadas de descarga de baixa pressão, haja vista a grande utilização desta fonte de luz nos ambientes hoje em dia. Assim, o objetivo deste estudo é demonstrar o comparativo entre as lâmpadas fluorescentes tubulares e as lâmpadas de catodo frio quanto a sua eficiência e os benefícios da eventual substituição (retrofit). Aborda as características peculiares destas lâmpadas, calcula os fatores econômicos Payback, VPL e TIR, e também apresenta argumentos para a tomada de decisão do investidor, a partir dos custos iniciais de implantação, de operação e de manutenção dos sistemas de iluminação. Toda a análise foi realizada através da comparação dos valores luminotécnicos e de eficiência energética, ambos obtidos por meio dos dados fornecidos pelos diferentes fabricantes para as aplicações das lâmpadas. E, como resultado preliminar, verifica-se maior viabilidade econômica para o catodo frio em algumas aplicações, principalmente devido ao seu maior tempo de vida útil e baixo consumo de energia elétrica, tornando o retorno sobre o investimento inicial próximo de 3,4 anos com taxas de retorno de 30,51% para uma das condições adotadas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).