O impacto do transporte no ciclo de vida e na adoção dos tubos de PVC e PEX em um país de dimensões continentais
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n34.2023.10Palavras-chave:
Tubo de PVC, Tubo PEX, Avaliação do Ciclo de Vida, TransporteResumo
O setor de transportes e a construção civil são exemplos de ramos da economia que, ao mesmo tempo em que se expandem, aumentam suas participações nas emissões de CO2 na atmosfera, contrariando os conceitos de desenvolvimento sustentável. Um artifício que pode contribuir com a melhoria desse panorama é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), metodologia que estuda a conduta ambiental de atividades e/ou produtos. Porém, apesar de ser uma ferramenta eficiente, grande parte das ACVs tem ignorado as influências do transporte, ato que pode resultar em dados equivocados, principalmente, em países com dimensões continentais, como o Brasil. Ainda, é observado certa carência de ACVs para produtos de sistemas prediais. Nesse contexto, objetiva-se detectar qual a participação do transporte na emissão de CO2 no ciclo de vida de tubulações em PVC e PEX. Para tal foi avaliado o transporte rodoviário entre fábricas brasileiras e cidades estratégicas do país, fazendo o uso de bases de dados e software de modelagem. Verificou-se que para a região norte o transporte de PEX pode ser responsável por até 76% das emissões de gás carbono do ciclo de vida do material, enquanto que na região sudeste o índice não ultrapassou 3% para ambas as tubulações.
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