Aplicação de um método ergonômico para avaliação da permanência e atratividade em espaço público aberto: estudo de caso Parque Vitória Régia, Bauru - SP
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12084Palavras-chave:
Espaço público aberto, Ambiente térmico, Malhas gráficas, Sistema de informação geográficaResumo
Diversas são as pesquisas sobre avaliação do espaço público urbano, porém nem todas estabelecem uma relação entre a configuração dos espaços com o ambiente térmico, a ergonomia ambiental e o comportamento dos usuários. Para compreender essa relação, o objetivo desse trabalho é apresentar o modelo DePAN (Design para a Permanência e Atratividade em Nichos de espaços abertos de convívio), fundamentado em malhas gráficas, criado para avaliar a influência do design e da ergonomia dos espaços públicos abertos no conforto térmico e nos modos como os usuários se apropriam do espaço. Sua aplicabilidade é comprovada através de um estudo de caso realizado em um parque na cidade de Bauru-SP. Para realizar tal avaliação foram escolhidos os nichos desse espaço público, formados por elementos morfológicos e mobiliários urbanos e definidos pelos seus arranjos espaciais. Os dados coletados foram transferidos para um Sistema de Informação Geográfica (SIG), o que possibilitou efetuar a sobreposição das malhas em camadas. Os resultados indicam que o modelo DePAN permite verificar as características espaciais, ergonômicas e a qualidade térmica gerada pelo design dos espaços, bem como avaliar a interferência desses aspectos na forma de usabilidade do espaço. O modelo permite gerar uma classificação para cada nicho e definir um valor para o nível de serviço oferecido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).