Avaliação do custo-benefício do retrofit da envoltória em um edifício público, com suporte de simulação computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.06

Palavras-chave:

retrofit, envoltória, desempenho termoenergético, simulação computacional, edifício público

Resumo

A melhoria do desempenho energético de edificações públicas constitui-se em uma importante estratégia para redução dos gastos governamentais com o consumo de eletricidade, contribuindo, também, para a redução das emissões de CO² do setor. Sabe-se que nos edifícios públicos, os sistemas de condicionamento de ar são responsáveis por até metade do consumo total de energia, e que o desempenho destes está diretamente relacionado à eficiência energética das envoltórias. Neste contexto, este artigo apresenta uma proposta de retrofit da envoltória do Edifício Darcy Ribeiro, sede da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília - Distrito Federal (DF), demonstrando o impacto da proposta na eficiência energética da edificação, bem como o custo-benefício da intervenção, por meio do cálculo do payback. Para tanto, o estudo foi realizado em 4 etapas, sendo a primeira a avaliação qualitativa da eficiência energética atual da edificação, por meio da plataforma de cálculo Benchmarking de Prédios Públicos, e da avaliação da eficiência de sua envoltória pelo método prescritivo do RTQ-C[1]. Em uma segunda etapa, foi realizada uma proposta para o retrofit da envoltória do edifício. Em seguida foram realizadas simulações computacionais com o software Design Builder (versão 4.5), quantificando o ganho no desempenho térmico da edificação. Por fim, foi realizado o cálculo do payback, que demonstrou a viabilidade econômica da realização do retrofit.

 

[1] Regulamento  técnico  da  qualidade  para  eficiência  energética  de  edifícios  comerciais,  de serviços e públicos (INMETRO, 2010)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2018

Como Citar

Prado, A. K. J. A., Romero, M. de A., & Silva, C. F. e. (2018). Avaliação do custo-benefício do retrofit da envoltória em um edifício público, com suporte de simulação computacional. Paranoá, 11(22), 88–101. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.06

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.