Entre cinema, música e memórias

Análise do documentário Mobília em Casa e suas representações de Brasília

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.05

Palabras clave:

Brasília, representações, cinema, semiótica

Resumen

Este artigo consiste em uma análise do longa-metragem Mobília em Casa - Móveis Coloniais de Acaju e a cidade (2014), produção autoral narrada em primeira pessoa pelo diretor José Eduardo Belmonte. O estudo busca, de modo geral, relacionar o documentário a representações de Brasília em distintos períodos, desde a construção até a maturidade da cidade. A narrativa, filmada em dez locações distintas do Distrito Federal, apresenta imagens que engendram representações a partir das quais busca-se aqui criar pontos de conexão para contemplar o objetivo desta análise. Com base em críticas já elaboradas sobre Brasília, pergunta-se: as imagens do longa-metragem contribuem para a cristalização ou desconstrução da visão clássica que, em geral, se tem desta cidade fora dela (do seu insucesso e de como sua forma e seus espaços não propiciariam a sociabilidade dos habitantes)? Para elaboração de possíveis respostas, o documentário será confrontado com tais teses por meio de uma revisão crítica da literatura. Como referência metodológica recorrer-se-á à Teoria Geral da Semiótica, de Charles Sanders Peirce, que auxiliará na leitura de tais representações e dos possíveis significados a elas associados.

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Publicado

2020-03-05

Cómo citar

Banducci Amizo, I., & Oliveira, L. (2020). Entre cinema, música e memórias: Análise do documentário Mobília em Casa e suas representações de Brasília. Paranoá, 12(24), 31–49. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.05

Número

Sección

Teoría, História e Crítica

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