Do Impressionismo à arte abstrata: a influência da fotografia e das teorias da percepção

Autores/as

  • Neusa Cavalcante Universidade de Brasília, Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n21.2018.01

Palabras clave:

Impressionismo, fotografia, percepção da cor, percepção da forma

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre como o surgimento do Impressionismo, importante transformação da expressão pictórica rumo à arte abstrata, foi influenciado pelo desenvolvimento da fotografia e pelas teorias sobre a percepção humana da cor e da forma (Gestalt). Este esforço é parte de uma pesquisa mais ampla sobre fatos e feitos históricos determinantes da construção do ideário moderno e também da formulação da arte abstrata, em geral, e do Impressionismo, em particular[1].

1 O objetivo da pesquisa é estabelecer a contribuição, para o surgimento da arte abstrata, de eventos tais como: a Revolução Industrial; advento e popularização da fotografia; invenção do avião; a Primeira Guerra; a Revolução Bolchevique; O capital, de Karl Marx; A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud, e as teorias sobre a percepção humana de cores e formas.

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Publicado

2018-11-07

Cómo citar

Cavalcante, N. (2018). Do Impressionismo à arte abstrata: a influência da fotografia e das teorias da percepção. Paranoá, 11(21). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n21.2018.01

Número

Sección

Teoría, História e Crítica

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