Gestão Integrada de Águas Pluviais em Conjunto Habitacional Multifamiliar: Experimento Casa Nordeste 1.0
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.01Palabras clave:
gestão integrada.águas pluviais. habitação multifamiliar.Resumen
A crescente demanda por água nos grandes centros urbanos vem ocasionando situações de estresse hídrico nas redes conectadas a eles. Nesse cenário, a água pluvial se mostra uma fonte alternativa válida para suprir as necessidades deste bem. Entretanto, as alternativas vêm se mostrando de difícil implementação, levando-se em consideração o adensamento vertical atual. Dito isso, este trabalho teve como objetivo analisar, a nível projetual, a viabilidade operacional, social e econômica de um modelo de gestão integrada de reuso de águas pluviais no contexto de conjunto de habitação multifamiliar evolutivo, composto por tecnologias desenvolvidas previamente por pesquisadores e aplicadas no experimento CASA NORDESTE 1.0. Como resultado, o sistema integrado permite a otimização das tecnologias, em harmonia com a estrutura do edifício, com uma economia de R$ 163,00 reais mensais, considerando um volume aproveitável de 42,6 m3/mês, reduzindo demandas locais econômicas, de alocação e energéticas. Por fim, o projeto apresenta potencial de viabilidade em metrópoles com problemas de adensamento populacional, drenagem urbana e estresse hídrico, além de apresentar uma dinâmica evolutiva podendo ser expandido ou suprimido de acordo com a demanda.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).