Escolha de alternativas para economia de água em edificações residenciais de Brasília, DF
Conservação de água
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.05Palabras clave:
conservação de água; predial; multicritério; BrasíliaResumen
O crescimento populacional, o uso indiscriminado de água e a poluição de alguns mananciais vêm produzindo crises de abastecimento de água. Este é o caso de Brasília, para o qual este trabalho analisou o emprego dos métodos de conservação de água em edificações residenciais. Nessa análise, foi selecionado um imóvel padrão e foram estudadas as diversas combinações das alternativas possíveis. Devido ao grande número de alternativas, foi realizado um processo de triagem para se obter um conjunto menor de alternativas viáveis. As alternativas de conservação de água em edificações residenciais que permaneceram na análise foram as seguintes: reúso de água cinza segregada, economizadores, utilização de água da chuva e medição individual. Foram definidos os critérios de medida da performance dessas alternativas a partir de consulta feita a diversos especialistas. As alternativas selecionadas tiveram então suas performances em cada critério calculadas, formando uma matriz de consequências. A essa matriz foram aplicados os métodos multicritério e multiobjetivo TOPSIS e ELECTRE III III, para hierarquizar essas alternativas. O resultado da execução desses métodos mostrou que o uso de equipamentos economizadores de água ocupou o primeiro lugar no ranking das alternativas de conservação de água em prédios residenciais, para o caso estudado de Brasília.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).