Entre metodologias e fazeres
uma experiência extensionista entre Arquitetura e Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442025v18e57037Palavras-chave:
Experiência, Arquitetura, Antropologia, Trabalho de campoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre a combinação de metodologias de ensino, em especial a relação entre Arquitetura e Antropologia, aplicada a uma experiência extensionista. Dessa forma, faz um pequeno recorte do projeto extensionista experimental denominado “Casas Coloridas”, desenvolvido com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UDF, durante uma pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília, defendida em 2021. Embasada na ideia de educação pela experiência de Jorge Larrosa Bondía, o artigo apresenta a montagem do projeto extensionista, desde as primeiras reuniões e investidas teóricas, passando desde a rotina de atividades empíricas estabelecida pelo grupo durante reuniões até a descrição de atividades-chave do desenvolvimento do trabalho. A partir dessa experiência, o artigo traz reflexões sobre o exercício do trabalho de campo como fundamento para a modulação entre teoria e ensino crítico da arquitetura e busca, na experiência de campo, reflexões de natureza pedagógica, sublinhadas pelo conceito de contaminação de Carlos Rodrigues Brandão. Demonstra, com isso, ser um instrumento didático com importantes impactos na prática pedagógica, estimulando os estudantes a aprofundarem suas observações e formas de enxergar as relações sociais e espaciais.
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