Grafites na Zona Central de Brasília: desafios espaciais e narrativas em disputa
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.16%20Palavras-chave:
Grafites; Brasília; História Urbana; espaço público; intervenções urbanas.Resumo
Grafites são expressões culturais que têm tomado o cenário de cidades em todo o mundo. Trata-se de um fenômeno contemporâneo que geralmente suscita polêmicas, contradições e conflitos, reveladores do caráter limiar dessa prática de intervenção urbana, que oscila entre a legalidade e a ilegalidade, a arte e o vandalismo, o público e o privado. Entende-se que, em Brasília, o grafite encontra um desafio espacial para a sua realização. Neste artigo busco discutir as diferentes dinâmicas da imposição de grafites no território compreendido como Zona Central do Plano Piloto, que abriga o centro político e administrativo da capital. Para tanto, lanço mão de uma bibliografia interdisciplinar que versa sobre o tema, abordada em diálogo com fotografias dos grafites como forma de ilustrar a discussão apresentada.
Downloads
Referências
ALMENDRA, Renata. Entre cores e utopias: o grafite em Brasília e seus arredores. Brasília: Letreria, 2017.
ARNHOLD, Audrey Luz Nassif. As passagens subterrâneas de pedestres em Brasília: iluminação e percepção. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do rio Grande do Sul, 2018.
BRASIL. Lei 12.408 de 25 de maio de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12408.htm>. Acesso em: 26/01/2022.
COSTA, Lucio. Brasília, cidade que inventei: relatório do Plano Piloto de Brasília. ArPDF, Codeplan, DePHA. Brasília, GDF, 1991.
DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 10.829 de 14 de outubro de 1987. Disponível em <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/15139/Decreto_10829_14_10_1987.html>. Acesso em 18/02/2022.
JÚNIOR, Durval Muniz de Albuquerque. História: a arte de reinventar o passado. Bauru, São Paulo: Edusc, 2007.
SILVA, Inaê Elias Magno da. Brasília, a cidade do silêncio. Tese de doutorado em Sociologia. Universidade de Brasília, 2003.
SILVA, Inaê Elias Magno da. “Utopia e silêncio: vida pedestre, imagem e emoção em Brasília”. In: Cronos. Natal-RN, v. 9, n. 1, p. 35-64, jan./jun. 2008.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. “Centro e as formas de expressão da centralidade urbana”. In: Revista de Geografia. Universidade Estadual Paulista UNESP, São Paulo, vol. 10, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).