Metodologia para Avaliação de Rotas Cicloviárias sob o Enfoque da Psicologia Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n31.2021.04

Palavras-chave:

Ciclovias, mobilidade urbana, psicologia ambiental

Resumo

Este estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia de implantação de sistemas cicloviários em cidades de médio porte, baseada na Psicologia Ambiental e nas características físicas do espaço urbano. Para o estudo do comportamento do indivíduo no meio urbano foram adotados os parâmetros de legibilidade e apreensão do "lugar", além dos fundamentos apresentados pela Psicologia Ambiental: espaço pessoal, territorialidade, privacidade e densidade/apinhamento em sua relação com o ciclismo. As variáveis ”‹”‹apresentadas foram mensuradas por meio da Análise Hierárquica, na qual o objetivo foi avaliar o Índice de Condição de Via, que possibilitou a definição de um segmento mais eficiente de uma rede viária1 para compor o sistema cicloviário. A metodologia é composta pelas seguintes etapas: delimitação da área de estudo, caracterização da área de estudo, identificação dos segmentos com maior potencial para viagens com bicicletas, avaliação do índice de condição do percurso, análise das oportunidades de intervenção e escolha do trecho de implantação. Como validação do método apresentado foi feito um estudo de caso na cidade de Goiânia. Assim, pretende-se auxiliar gestores e profissionais na implantação de sistemas cicloviários dentro de uma perspectiva comportamental.

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Biografia do Autor

Cristiano Farias Almeida, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em projeto e Cidade

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2001), doutorado em Transportes pelo Nagoya Institute of Technology no Japão e pela Universidade de Brasília (2008), e Pós-Doutorado em Desenvolvimento de Cluster Logístico pela Université de Liège na Bélgica (2020). Atualmente é Professor Associado, Classe D, Nível 2 da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (PPGPC). Atualmente desempenha a função de coordenador do curso de Engenharia de Transportes. É atualmente Embaixador do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI) no Brasil. Elaborou o projeto de implantação do primeiro curso de Engenharia de Transportes Bacharelado da Universidade Federal de Goiás, do qual desempenhou função de Coordenador entre 2015 e 2018. Foi membro da Comissão de Implantação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UFG.

Luciana Joyce Hamer, Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Artes Visuais; Programa de Pós-Graduação em projeto e Cidade

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Mobilidade Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidades da Universidade Federal de Goiás.

Mario Cools, Universidade de Liège; Centro de Transporte, Mobilidade e Logística; Departamento de Engenharia Urbana e Ambiental

PhD em Ciências de Transporte pela Universidade de Hasselt, Bélgica. Mestre em Estatística Aplicada pela Universidade de Hasselt, Bélgica. Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade da Antuérpia, Bélgica. Atualmente é professor assistente Universidade de Liège; Centro de Transporte, Mobilidade e Logística; Departamento de Engenharia Urbana e Ambiental. Membro da “Society for Multivariate Analysis in the Behavioural Sciences (SMABS)”, membro da “European Survey Research Association (ESRA)”. Possui dezenas de artigos científicos publicados em periódicos especializados. Desenvolve inúmeros projetos de pesquisa fomentados pelo governo belga. Orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado dentro da área de transportes.

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Publicado

05-08-2021

Como Citar

Almeida, C. F., Hamer, L. J. ., & Cools, M. . (2021). Metodologia para Avaliação de Rotas Cicloviárias sob o Enfoque da Psicologia Ambiental. Paranoá, 14(31). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n31.2021.04

Edição

Seção

Projeto e Planejamento

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