Retrofit em obras tombadas de infraestrutura urbana: o caso do Viaduto sobre a Galeria dos Estados
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.10Palavras-chave:
Viaduto sobre a Galeria dos Estados, Retrofit, Patrimônio Cultural, Segurança e Desempenho Estrutural, Brasília.Resumo
A arquitetura monumental de Brasília, capital federal do Brasil, foi concebida pelos traços plásticos dos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Desde a sua fundação, a cidade atraiu o panorama arquitetônico internacional e foi designada, em 1987, como patrimônio cultural mundial pela UNESCO. O Retrofit representa uma pratica que garante a preservação de uma edificação, proporcionando uma nova reabilitação funcional. O presente trabalho aborda o caso do desabamento do Viaduto sobre a Galeria dos Estados, localizado no Eixo Rodoviário Sul - DF 002, uma das principais artérias viárias do plano piloto de Brasília. Analisadas as patologias e os mecanismos oriundos que levaram ao colapso estrutural parcial do antigo pilar e do tabuleiro protendido, foi avaliado o projeto de Retrofit que se deu por meio de pilares reestruturados com engrossamento do núcleo central e enrijecimento global da estrutura. Para entender o tipo de intervenção mais adequado para preservar o patrimônio, foram considerados os aspectos de desempenho e segurança estrutural, vida útil e linguagem arquitetônica, sem apresentação de modelos numéricos. O Retrofit adotado mostra como o valor patrimonial do viaduto foi respeitado sob uma ótica de acrescentar durabilidade à obra de arte e garantir a segurança dos utentes que o transitam.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6892: Materiais metálicos ”” Ensaio de Tração - Parte 1: Método de ensaio à temperatura ambiente. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7680-1: Concreto - Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto - Parte 1: Resistência à compressão axial. Rio de Janeiro, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15.575 ”“ Partes 1”“6: Edificações Habitacionais ”“ Desempenho: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.
BARROS, A. P. Estudo exploratório da Sintaxe Espacial como ferramenta de alocação de tráfego. Dissertação de Mestrado. PPGT-UnB, 2006.
BARRIENTOS, M. G. G. Adaptação das Edificações Antigas à s Necessidades Atuais. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: FAU/PROARQ, 2004.
BISPO, Alba Nélida de Mendonça. Dos processos de valoração do patrimônio moderno à s práticas de conservação em Brasília: o caso do restauro do Palácio do Planalto, dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, 2014.
COSTA, L. Relatório do Plano Piloto. Brasília: GDF, 1991.
DER/DF. Relatório técnico ”“ Proposta de recuperação do Viaduto sobre a Galeria dos Estados. Brasília, 2018.
FORMISANO, A. e MILANI, G. Seismic Vulnerability Analysis and Retrofitting of the SS. Rosario Church Bell Tower in Finale Emilia (Modena, Italy). Front. Built Environment. 5:70. doi: 10.3389/fbuil.2019.00070, 2019.
HOLANDA, F. O espaço de exceção. Brasília: EDUnB, 2002.
MACDONALD, S. et al. Conservation of modern architecture. Ed. Donhead, Shaftesbury, UK, 2007.
MEDEIROS, V. Urbis Brasiliae. Brasília: EDUnB, 2013.
MINISTRY OF URBAN DEVELOPMENT. The Seismic Retrofitting Guidelines of Buildings in Nepal. Kathmandu, 2016.
MORAES, V. T. F., QUELHAS, O. L. G. O desenvolvimento da metodologia e os processos de um “retrofit” arquitetônico. Brasília: Sistema e gestão. Rio de Janeiro, 2012.
NEGREIROS, I. Retrofit Urbano: uma abordagem para apoio de tomada de decisão. Tese de Doutorado. Escola Politécnica de São Paulo, 2018.
RELATÓRIO TÉCNICO ”“ Dept. ENC/UnB 001. Brasília, 26.02.2018.
RELATÓRIO TÉCNICO ”“ Grupo de trabalho conforme Decreto 38.841 de 06.02.2018. Brasília, 2018.
UEDA, T., SHIMOMURA, T. Guidelines for Retrofit of Concrete Structure ”“ Draft. JSCE, 1999.
UNESCO, 2005. Operational Guidelines for the implementation of the World Heritage Convention. Paris: World Heritage Centre, 2005.
VALE, M. S. Diretrizes para racionalização e atualização das edificações: segundo o conceito da qualidade e sobre ótica do Retrofit. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).