O poder dos veículos nas mitologias grega e hebraica
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n16.2016.08Palavras-chave:
Mitologia grega, Bíblia, Transporte, HistóriaResumo
O século XX começou com o espetáculo da velocidade dos automóveis prometendo sucesso e poder aos seus proprietários. Menos de 100 anos depois, entretanto, ocarro começou a perder seu encanto ao ser responsabilizado por impactos ambientais e sociais.Este artigo,porém,mostra que,nas narrativas mitológicas de gregos e hebreus,o poder e o status já eram associados aos veículos fossem bois, jumentos, cavalos ou bigas. O estudo conclui aindaque,nestasobras concebidashá mais de dois milênios,os meios de transporte, segundo o olhar nômade ou urbano,também eram interpretadoscomo viaturas do bem ou do mal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).