Deslocamento e pertencimento

o lugar de passagem em Rio Doce / CDU

Autores

  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.04

Palavras-chave:

Lugar de passagem, Espaço Urbano, Deslocamento, Pertencimento

Resumo

Esse trabalho trata da representação fílmica de pertencimento do sujeito no espaço nas imagens construídas pelo cinema pernambucano contemporâneo com o objetivo de discutir sobre a noção de lugar de passagem e as implicações subjetivas relacionadas à identidade do sujeito em sua relação com determinado espaço urbano. O lugar de passagem aqui é o construído no filme/documentário pernambucano Rio Doce/CDU (2013), roteirizado e dirigido por Adelina Pontual. Parte-se da análise das imagens em movimento do e no espaço urbano de duas cidades pernambucanas: Olinda e Recife, consideradas no âmbito de uma representação através da qual os espaços filmado e projetado (no sentido cinemático e geográfico) está envolto em uma moldura cultural de percepção do espaço vivido e imaginado que possibilita novos entendimentos sobre identidade e pertencimento ao lugar. Consideramos o entrecruzamento das imagens urbanas no filme, por meio da análise crítica do discurso a partir de uma “espacialidade do lugar”, que evidentemente é construída culturalmente, e estabelecemos parâmetros de entendimento da relação posta entre as imagens em movimento do espaço urbano, a experiência humana de deslocamento no espaço, e a imaginação geográfica constituída a partir da representação da experiência espacial e da identidade do lugar.

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Referências

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Publicado

05-03-2020

Como Citar

Braga e Vaz da Costa, M. H. (2020). Deslocamento e pertencimento: o lugar de passagem em Rio Doce / CDU. Paranoá, 12(24), 22–30. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n24.2019.04

Edição

Seção

Teoria, História e Crítica

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