O ensino da sustentabilidade em cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12088Keywords:
Ensino, Sustentabilidade, Arquitetura e urbanismo, CurrículoAbstract
Na atualidade, verifica-se uma exigência cada vez maior de capacitação técnica voltada à sustentabilidade, com destaque para a expressividade dos impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do planejamento arquitetônico e urbanístico. Como consequência, observa-se a necessidade de reestruturação do ensino nos cursos superiores de arquitetura e urbanismo de modo a atender à s novas demandas e modificar o perfil dos profissionais em formação. Logo, o presente artigo objetiva verificar a abordagem da sustentabilidade em currículos de cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil e propor o aprimoramento dos mesmos. A metodologia do trabalho consistiu, primeiramente, em revisão bibliográfica nacional e internacional sobre o ensino da sustentabilidade em cursos de arquitetura e urbanismo. Posteriormente, foram selecionados dois cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil que se destacaram na Bienal Miguel Aroztegui, evento de arquitetura e urbanismo que tem a temática da sustentabilidade como um de seus pontos centrais. Na sequência, baseados em método desenvolvido pelo grupo de pesquisa EDUCATE, foram analisados os currículos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e identificados os modelos paradigmáticos de estrutura curricular destas como Parcialmente Integrado e Linear/Paralelo, respectivamente. Finalmente, a partir da análise realizada, foram identificadas oportunidades de melhorias nestes currículos por meio do desenvolvimento de seminários e workshops voltados especificamente ao tema (caso da USP), oferta de maior número de disciplinas eletivas (caso da UFSC) e utilização de ferramentas de e-learning para ensino e acompanhamento à distância (em ambos os casos), dentre outras orientações.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).