Frentes do urbano para a construção de indicadores de sustentabilidade intra urbana
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n4.2007.12103Palavras-chave:
Indicadores, Sustentabilidade, Padrões de urbanizaçãoResumo
Urbanismo da Universidade de Brasília têm como objetivo a criação de indicadores de sustentabilidade intra-urbana e em especial dos espaços públicos ”“ constituídos por ponderações de índices e atributos. Buscam aferir, os padrões de urbanização e as soluções adotadas no solo urbano ”“ prosseguindo a reflexão já iniciada com desenvolvimento de referencial teórico para a construção do Urbanismo Sustentável como objeto científico. Um primeiro passo na construção de indicadores de índices é a explicitação da abordagem conceitual utilizada e, a possibilidade de transposição de escalas ”“ do geral para o particular, da cidade para o bairro ou para o quarteirão, e deste para a cidade. Trabalhamos na construção do indicador intra-urbano composto por dois índices temáticos: Índice de qualidade de vida e Índice de qualidade do sistema ambiental, com o propósito de refletir de forma sintética uma preocupação social em relação ao meio ambiente e inseri-la coerentemente no processo de tomada de decisões. Quanto aos dados, eles são subdivididos em três grandes frentes do urbano: da Edificação(superfície fronteira - planos verticais); das Redes (fluxos, Base ”“ planos horizontais); da Massa (Entorno ”“ vegetação, água, construção, solo).
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).