Escuta das narrativas indígenas na exposição colaborativa do MAE-USP
desafios para o desenvolvimento de ações educativas eticamente responsáveis e engajadas nos museus.
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v10i19.34592Palavras-chave:
Indígenas, Colaboração, Museu Universitário, Educação em Museus, AutorrepresentaçãoResumo
Apresentamos neste artigo a Plataforma Educativa da exposição colaborativa “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, desenvolvida pelos três grupos indígenas do centro-oeste do Estado de São Paulo em parceria com o MAE-USP. A discussão de processos curatoriais colaborativos a partir da área da educação em museus contribui para estendermos essa pauta no campo museal. O desafio ético das ações para ampliação e respeito das vozes indígenas deve ser uma busca constante da equipe de profissionais, e nesse sentido, o movimento de escuta e o fomento da relação são caminhos potenciais para resultados positivos. Trabalhar na interculturalidade apresenta possibilidades da implantação de práticas decoloniais.
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