O desafio da comunicação nos museus universitários

Autores

  • Letícia Julião

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.32082

Palavras-chave:

museus universitários, comunicação museológica, comunicação democrática, exposição e conhecimento.

Resumo

Novas formas de conceber a comunicação desafiam os museus universitários a romper com o modelo hierárquico, que pressupõe uma carência de informação do visitante, em favor de uma comunicação multireferenciada, na qual novos atores e narrativas emergem na cena museal. O artigo analisa a natureza do colecionamento no âmbito das universidades, a musealização e as modalidades de comunicação desse patrimônio, e as alternativas que sublinham para a democratização das relações dos museus com o público: a exposição de controvérsias e da dinâmica de produção de conhecimento, compreendendo processos colaborativos e de negociação, e o uso tecnologias da informação como ferramenta para ampliar audiências e a formação de redes de pesquisadores e acervos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Julião, L. . (2020). O desafio da comunicação nos museus universitários. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(Especial), 13–23. https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.32082

Edição

Seção

Museus, Museologia, Comunicação, Recepção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)