O desafio da comunicação nos museus universitários

Auteurs-es

  • Letícia Julião

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.32082

Mots-clés :

museus universitários, comunicação museológica, comunicação democrática, exposição e conhecimento.

Résumé

Novas formas de conceber a comunicação desafiam os museus universitários a romper com o modelo hierárquico, que pressupõe uma carência de informação do visitante, em favor de uma comunicação multireferenciada, na qual novos atores e narrativas emergem na cena museal. O artigo analisa a natureza do colecionamento no âmbito das universidades, a musealização e as modalidades de comunicação desse patrimônio, e as alternativas que sublinham para a democratização das relações dos museus com o público: a exposição de controvérsias e da dinâmica de produção de conhecimento, compreendendo processos colaborativos e de negociação, e o uso tecnologias da informação como ferramenta para ampliar audiências e a formação de redes de pesquisadores e acervos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-09

Comment citer

Julião, L. . (2020). O desafio da comunicação nos museus universitários. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(Especial), 13–23. https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.32082

Numéro

Rubrique

Museus, Museologia, Comunicação, Recepção

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s