Museus Pedagógicos Nacionais:

Brasil e França, século XIX

Autores

  • Zita Rosane Possamai

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.27225

Palavras-chave:

Museu Pedagógico da França. Pedagogium. Transnacional. República. Exposição.

Resumo

Esse artigo analisa a criação e os primeiros anos de funcionamento do Museu Pedagógico da França e do Pedagogium do Brasil, ambos inseridos no movimento internacional de implantação de museus nacionais pedagógicos e concebidos como instrumentos para o progresso da escola pública, no final do século XIX. A abordagem transnacional do projeto museal e das práticas brasileira e francesa permitiu analisar aproximações e distanciamentos entre as duas instituições. Reunir impressos e artefatos nacionais e estrangeiros em uma biblioteca e uma exposição permanente para servir de subsídio a professores e gestores da instrução pública, estava dentre as finalidades das duas instituições. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBUY, Heloisa. O Brasil vai a Paris em 1889: um lugar na Exposição Universal. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Museu Paulista, v. 4, p. 211-261, 1996.
BASTOS, Maria Helena Câmara. Ferdinand Buisson no Brasil: pistas, vestígios e sinais de suas ideias pedagógicas : 1870-1900. História da Educação. Pelotas: ASPHE, v. 4, n. 8, p. 79-109, 2000.
BASTOS, Maria Helena Câmara. Pro Patria Laboremus: Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

BASTOS, Maria Helena. Ideias que viajam: Menezes Vieira, peregrino da educação brasileira. In: MIGNOT, Ana Chrystina (org.). Pedagogium: símbolo da modernidade educacional republicana. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2013.

BERRIO, Julio Ruiz. Hacia uma tipología de los museus de educación. In: El libro y La educación. Alcalá: Associación Nacional de Editores de libros y Materiales de Enseñanza, 2000.
BRAZIL (Estados Unidos do). Decreto nº 667 de 16 de agosto de 1890. Crêa um estabelecimento de ensino profissional sob a denominação de Pedagogium. Rio de Janeiro, 1890a. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-667-16-agosto-1890-552093-publicacaooriginal-69096-pe.html > Acesso em: 20 maio 2019.
BRAZIL (Estados Unidos do). Decreto nº 980 de 8 de novembro 1890. Dá novo regulamento ao Pedagogium da Capital Federal. Rio de Janeiro, 1890b. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-980-8-novembro-1890-518331-publicacaooriginal-1-pe.html > Acesso em: 20 maio 2019.
BUISSON, Ferdinand. Projet d’Etablissement d’un Musée Pedagogique. [1878]
BUISSON, Ferdinand. Le Musée Pédagogique de Paris et celui de South-Kensington a Londres. Paris: Librairie Classique de Paul Dupont, 1879.
BUISSON, Ferdinand, Nouveau Dictionnaire de Pédagogie et d’Instruction Primaire on line Paris : Institut Français de l'Éducation, 1911. http://www.inrp.fr/edition-electronique/lodel/dictionnaire-ferdinand-buisson/document.php?id=3241, acesso em 25 março de 2019.
CONDURU, Roberto. Entre contingências e ideais ”“ Pedagogium, arquitetura, desenho industrial e modernidade. In: MIGNOT, Ana Chrystina (org.). Pedagogium: Símbolo da Modernidade Educacional Republicana. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2013.
CROS, Louis. Le Musée Pédagogique de Paris - Centre National de documentation Pédagogique. Les Dialogues. Paris: [s.n.], n. 5, p. 328-335, 1952.
DITTRICH, Klaus. As exposições mundiais como meios para a circulação transnacional de conhecimentos sobre o ensino primário durante a segunda metade do século. História da Educação. Porto Alegre: ASPHE, vol. 17, n. 41, p. 213-234, 2013.
DUBOIS, Patrick. Le dictionaire de F. Buisson et ses auteurs (1878-1887). Histoire de l'éducation. Lyon: ENS, n. 85, p. 25-47, 2000.
ESTATUTOS da Associação Mantenedora do Museu Escolar Nacional. In: FRANCO, Julio de Lima (Org.). Catálogo da Bibliotheca do Museu Escolar Nacional. Rio de Janeiro: G. Leuzinger, 1885.

FONTAINE, Alexandre ; MATASCI, Damiano. Centraliser, exposer, diffuser: les musées pédagogiques et la circulation des savoirs scolaires en Europe (1850-1900). Revue Germanique International. Paris : CNRS, n. 21, 65-78, 2015.

FRANCE. Decret 13 Mai 1879. Créer au Ministère de l'instruction publique un Musée pédagogique et une Bibliothèque centrale de l'enseignement primaire. Paris, 1879.
FRANCE. Chambre des Députés. Deuxiéme Législature. Projet de Loi n. 2.487 annexe au procès-verbal de la séance du 20 Mars 1880. Portant ouverture au Ministre de l'Instruction publique et des Beaux-Arts, sur l'Exercice 1880, d'un crédite supplementaire de 45.000 francs. Paris, 1880.
FRANCO, Julio de Lima (Org.). Catálogo da Bibliotheca do Museu Escolar Nacional. Rio de Janeiro: G. Leuzinger, 1885.
GONDRA, José Gonçalves. Revista Pedagógica: o veículo de circulação da pedagógica oficial da República. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: INEP, v. 78, n. 188-190, p. 374-395, 1997.



GUILLEMOTEAU, Julien. Du Musée Pédagogique au Institut Pédagogique National (1879-1956). Saint-Yrieix-la-Perche: Centre National de Documentation Pédagogique, 1979.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. O Pedagogium: sua criação e finalidades. In: MIGNOT, Ana Chrystina (org.). Pedagogium: símbolo da modernidade educacional republicana. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2013.

LOPES, Maria Margaret. Brasil descobre a pesquisa científica. São Paulo: Hucitec, 1997.
MAIRESSE, François. Le musée temple spetaculaire. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 2002.
MATASCI, Damiano. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no século 19. História da Educação. Porto Alegre: ASPHE, v. 20, n. 50, p. 139-155, 2016.
MAJAULT, Joseph. Le Musée Pédagogique : origines et foundation (1872-1979). Paris: CNDP, 1978.
MIGNOT, Ana Chrystina (org.). Pedagogium: Símbolo da Modernidade Educacional Republicana. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2013.

MINISTÈRE DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE ET DES BEAUX-ARTS. Projet de reglèment du musée, 1872. Imprimerie Nationale, 1872.

MINISTÈRE DE L'INSTRUCTION PUBLIQUE ET DES BEAUX ARTS. Musée Pédagogique. Rapport au Présidente de la République Française par Jules Ferry. Paris, 13 de maio de 1879.
MINISTÈRE DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE ET DES BEAUX-ARTS. Règlement Intérieur du Musée Pédagogique et de la Bibliothèque centrale de l’enseignement primaire. Paris : Imprimerie National, 1881.

MINISTÈRE DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE ET DES BEAUX ARTS. Circulaire relative à l’adminission d’ouvrages et d’objets d’enseignement au musée pédagogique. Extrait du Bulletin Administratif, 15 février 1882.
MINISTÈRE DE L'INSTRUCTION PUBLIQUE ET DES BEAUX ARTS. DIRECTION DE L’ENSEIGNEMENT PRIMAIRE. Le Musée Pédagogique, son origine, son organisation, son objet l`apres les documents officiels. Paris: Imprimerie National, 1884.

MINISTÈRE DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE ET DES BEAUX-ARTS. Le Musée Pédagogique 1879-1904: historique et régime actuel. Melun: Imprimerie Administrative, 1904.

OZOUF, Mona. Jules Ferry: la liberté et la tradition. Paris: Gallimard, 2014.
PATEL, Kiran Klaus. An Emperor without Clothes? The Debate about Transnational History Twenty-five Years On. Histoire@Politique. Paris: Centre d’Histoire de Sciences Po, n. 26, p.1-16, 2015.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições universais: espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
PETRY, Marilia Gabriela; SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20). História da Educação. Porto Alegre: ASPHE, v. 17, n. 41, p. 79-101, 2013.
POSSAMAI, Z. R.; WITT, N. B. Ensino e Memória: os museus em espaço escolar. Cadernos do CEOM, Chapecó: UNOCHAPECÓ, v. 29, n. 44, P. 7-15, 2016.
POSSAMAI, Zita Rosane. Exposição, coleção, museu escolar: ideias preliminares de um museu imaginado. Educar em Revista,. Curitiba : UFPR, n. 58, p.103-119, 2015.
POUCET, Bruno. Les musées d’éducation. Musées & Collections Publiques de France, Paris : l'Association générale des conservateurs des collections publiques de France, n. 206, p. 12-17, 1995.

REGULAMENTO do Museu Escolar Nacional. In: FRANCO, Julio de Lima (Org.). Catálogo da Bibliotheca do Museu Escolar Nacional. Rio de Janeiro: G. Leuzinger, 1885.

REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro: Pedagogium, 1890.

REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro: Pedagogium, n. 2, 1891a.

REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro: Pedagogium, n. 15, 1891b.

REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro: Pedagogium, n. 4, 1891c.


REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro: Pedagogium, n. 16-17, 1892a.


REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro, n. 18, t. 3, 1892b.

REVISTA PEDAGÓGICA, Rio de Janeiro, 1894.

SANJAD, Nelson. A coruja de minerva: o Museu Paraense entre o Império e a República (1866-1907). Rio de Janeiro: Fiocruz - IBRAM, 2011.

SIRINELLI, Jean François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

VIDAL, Diana Gonçalves. Por uma pedagogia do olhar: os museus escolares no final do século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves e SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano. (Org.). A memória e a sombra: a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VIDAL, Diana Gonçalves. Museus pedagógicos e escolares: inovação pedagógica e cultura material escolar no Império Brasileiro. In: ALVES, Claudia; MIGNOT, Ana Chrystina (orgs.). História e historiografia da educação ibero-americana: projetos, sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: Quartet; Faperj; SBHE, 2012.

Downloads

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Possamai, Z. R. (2019). Museus Pedagógicos Nacionais:: Brasil e França, século XIX. Museologia & Interdisciplinaridade, 8(16), 69–87. https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.27225

Edição

Seção

Dossiê Museus de Educação: histórias e perspectivas transnacionais