Olhares cruzados

interfaces entre História, Educação e Museologia

Autores

  • Zita Rosane Possamai

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16692

Palavras-chave:

museologia, história dos museus, história da educação, campo, disciplina

Resumo

Esse artigo considera os cruzamentos interdisciplinares entre História, Museologia e Educação, especificamente abordando a  intersecção entre história da educação e história dos museus, para a compreensão da relação entre museus e Educação em perspectiva histórica. Parte-se de um mapeamento das configurações disciplinares da História da Educação e da História dos Museus no sentido de verificar seus percursos independentes e diálogos já construídos, abrindo novas alternativas de compreensão da história da relação entre museus e educação. Finalmente, deseja-se ressaltar a relevância da historicização das representações e práticas em educação em museus afim de melhor compreender e balizar as ações educativas no presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Regina. A fabricação do imortal: memória, história e estratégias de consagração no Brasil. Rio de Janeiro: Lapa/Rocco, 1996.

BABELON, Jean-Pierre. Le Louvre: demeure des rois, temple des arts. In : NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. Tomo II La nation.

BASTOS, Maria Helena Camara. Pro Patria Laboremus: Joaquim José de Menezes Vieira (1848-1897). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

BASTOS, Maria Helena Camara. Método intuitivo e lições de coisas por Ferdinand Buisson. História da Educação, v. 17, n. 39, p. 231-253, set. dez. 2013.

BREFE, Ana Claudia Fonseca. Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional. São Paulo: Editora UNESP/Museu Paulista, 2005.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Definição de Cultura ”“ os caminhos do enquadramento, tratamento e extroversão da herança patrimonial. In: BITTENCOURT, José Neves (org.); JULIÃO, Letícia (coord.). Cadernos de Diretrizes Museológicas 2: mediação em museus: curadorias, exposições, ação educativa. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Superintendência de Museus, p.14 - 23, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992.

CANCLINI, Néstor García. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Trad. Maurício Santana Dias. Revista do Patrimônio histórico e Artístico Nacional, n. 23, p. 95 ”“ 115, 1994.

CARTOLANO, M. T. P. As lições de coisas na reforma Benjamim Constant, de 1890. In: I Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1996, Lisboa. Leitura e Escrita em Portugal e no Brasil 1500-1970, 1996. v. II. p. 193-200.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; NUNES, Clarice. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPED, Porto Alegre, ANPED, n. 5, p. 7-64, 1993.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história/ Michel de Certeau; tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica Arno Vogel. 3. Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, n. 11(5), p. 173-191, 1991.

CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a História. Topoi, Rio de Janeiro, mar. 2002, p. 139-182.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. (Dir.). Concepts clés de muséologie. Paris: Armand Colin, 2010.

FONSECA, Thaís Nivea de Lima. História da educação e história cultural. In: FONSECA, Thaís Nivea de Lima; VEIGA, Cynthia Greive. História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FRAGO, Antonio Viñao. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, n. 0, set.out. nov. dez. 1995, p. 63-82.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

GAEHTGENS, Thomas W. Le musée historique de Versailles. In : NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. Tomo II La nation.

GARCÃA, Susana V. Museos escolares, colecciones y la enseñanza Elemental de las ciencias naturales en la Argentina de fines del siglo XIX. História, Ciências, Saúde ”“ Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.173-196, jan. mar. 2007.

GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação civilizatória nos trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 0, p. 5 ”“ 27, 1988.

GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Vendo o passado: representação e escrita da história. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.15. n.2. p. 11-30. jul- dez. 2007.

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, v. 22, nº 36: p.261-273, Jul/Dez 2006.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

JULIÃO, Letícia. Museu e historicidade. In: 37º Simpósio Internacional do ICOFOM, p. 1-15, Paris, 2014.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, Uberlância, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jan., 2006.

KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922). Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Suzana Ferreira Borges. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.

LOPES, Maria Margaret. Brasil descobre a pesquisa científica. São Paulo: Hucitec, 1997.

MAJAULT, Joseph. Le Musée Pédagogique : origines et foundation (1872-1979). Paris: CNDP, 1979.

NEDEL, Letícia Borges. Breviário de um museu mutante. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 23, p. 87-112, jan./jun. 2005.

NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984.

NÓVOA, António. Por que a história da educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena. Histórias e memórias da Educação no Brasil. Vol I: Século XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

PESAVENTO, Sandra. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História, v. 15, n. 29, p. 9-27, 1995.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 2 ed. São Paulo: Autêntica, 2008.

PETRY, Marilia Gabriela; SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Museu escolar: sentidos, propostas e projetos para a escola primária (séculos 19 e 20). História da Educação, v. 17, n. 41, set. dez. 2013, p. 79-101.

POMIAN, K. Musée, nation, musée national. Le Débat, Paris, v. 65, p. 166-175, mai./juin. 1991.

POMMIER, Edouard. Naissance des musées de province. In : NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. Tomo II La nation.

POSSAMAI, Zita Rosane. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: Est Edições, 2001.

POSSAMAI, Zita Rosane. “Lição de Coisas” no museu: o método intuitivo e o Museu do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, nas primeiras décadas do século XX. In: Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. vol. 20, nº 43, 2012.

POULOT. Dominique. Alexandre Lenoir et les musées des monuments français. In : NORA, Pierre. Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1984. Tomo II La nation.

POULOT, Dominique. Musée, nation, patrimoine 1789-1815. Paris: Gallimard,1997.

POULOT, Dominique. Musées et muséologie. Paris : La Découvert, 2009.

RUSSIO, Waldisa. Museologia e museu. In: BRUNO, Maria Cristina de Oliveira. Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. V. 1. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, ICOM Brasil, 2010.

SANTOS, Myriam Sepúlveda dos. A escrita do passado em museus históricos: museu, memória e cidadania. São Paulo: Garamond, 2006.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VALDEMARIN, Vera T. Método intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In: SOUZA, R.F.; VALDEMARIN, V.T.; ALMEIDA, J.S. O legado educacional do século XIX. Araraquara: UNESP, 1998.

VASCONCELLOS, Camilo Mello. Imagens da Revolução Mexicana: o Museu Nacional de História do México (1940-1982). São Paulo: Alameda, 2007.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. In: VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2005.

VIDAL, Diana Gonçalves. Por uma pedagogia do olhar: os museus escolares no final do século XIX. In: VIDAL, Diana Gonçalves e SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano. (Org.). A memória e a sombra: a escola brasileira entre o Império e a República. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VIDAL, Diana Gonçalves. Museus pedagógicos e escolares: inovação pedagógica e cultura material escolar no Império Brasileiro. In: ALVES, Claudia; MIGNOT, Ana Chrystina (Org.). História e historiografia da educação ibero-americana: projetos, sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: Quartet - Faperj - SBHE, 2012.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Possamai, Z. R. (2015). Olhares cruzados: interfaces entre História, Educação e Museologia. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(6), 17–32. https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16692

Edição

Seção

Dossiê - Museologia e Educação