Escuta das narrativas indígenas na exposição colaborativa do MAE-USP:

desafios para o desenvolvimento de ações educativas eticamente responsáveis e engajadas nos museus.

Autores

Palavras-chave:

Indígenas, Colaboração, Museu Universitário, Educação em Museus, Autorrepresentação

Resumo

Apresentamos neste artigo a Plataforma Educativa da exposição colaborativa “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, desenvolvida pelos três grupos indígenas do centro-oeste do Estado de São Paulo em parceria com o MAE-USP. A discussão de processos curatoriais colaborativos a partir da área da educação em museus contribui para estendermos essa pauta no campo museal. O desafio ético das ações para ampliação e respeito das vozes indígenas deve ser uma busca constante da equipe de profissionais, e nesse sentido, o movimento de escuta e o fomento da relação são caminhos potenciais para resultados positivos. Trabalhar na interculturalidade apresenta possibilidades da implantação de práticas decoloniais.

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Biografia do Autor

Mauricio Andre Silva, MAE USP

Educador e responsável pela Seção Técnica de Educação para o Patrimônio do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Arqueologia e Mestre em Arqueologia, ambos pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, MAE-USP (2015 - dissertação vencedora da 4ª Edição do Prêmio Luiz de Castro Faria do Centro Nacional de Arqueologia do IPHAN), Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH - USP (2008) e Licenciado Pleno em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FE- USP (2009). Atua com educação em museus desde 2005 e possui experiência nas áreas de Arqueologia, Museologia, História Oral e Etnografia. Participante do Laboratório de Pesquisas sobre Museus na América Latina - LAPEMAL (MAE-USP). Colabora com os trabalhos do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos - ARQUEOTROP (MAE/USP). Sócio efetivo da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e do International Council of Museums (ICOM).

Carla Gibertoni Carneiro , Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

Graduada em História pela Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (1994). Doutora em Arqueologia, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2009), com pesquisa relacionada ao desenvolvimento de ações educacionais vinculadas à pesquisas arqueológicas na região amazônica. Desde 1998 atua como educadora no MAE-USP, onde coordena ações educacionais por meio de diversas estratégias para distintos públicos. Atualmente é chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa e Extensão responsável pela gestão das ações de salvaguarda e comunicação da Instituição. Tem especial interesse pelas áreas de Gestão de Acervos, Educação em Museus, Educação Patrimonial, Arqueologia Pública.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

Silva, M. A., & Carneiro , C. G. . (2021). Escuta das narrativas indígenas na exposição colaborativa do MAE-USP: : desafios para o desenvolvimento de ações educativas eticamente responsáveis e engajadas nos museus . Museologia & Interdisciplinaridade, 10(19), 163–188. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/34592