Museus Pedagógicos Nacionais:

Brasil e França, século XIX

Autores

  • Zita Rosane Possamai

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.27225

Palavras-chave:

Museu Pedagógico da França. Pedagogium. Transnacional. República. Exposição.

Resumo

Esse artigo analisa a criação e os primeiros anos de funcionamento do Museu Pedagógico da França e do Pedagogium do Brasil, ambos inseridos no movimento internacional de implantação de museus nacionais pedagógicos e concebidos como instrumentos para o progresso da escola pública, no final do século XIX. A abordagem transnacional do projeto museal e das práticas brasileira e francesa permitiu analisar aproximações e distanciamentos entre as duas instituições. Reunir impressos e artefatos nacionais e estrangeiros em uma biblioteca e uma exposição permanente para servir de subsídio a professores e gestores da instrução pública, estava dentre as finalidades das duas instituições. 

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Possamai, Z. R. (2019). Museus Pedagógicos Nacionais:: Brasil e França, século XIX. Museologia &Amp; Interdisciplinaridade, 8(16), 69–87. https://doi.org/10.26512/museologia.v8i16.27225

Edição

Seção

Dossiê Museus de Educação: histórias e perspectivas transnacionais