Metodologias em pesquisas sobre produção de textos narrativos com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8225

Palavras-chave:

Processo de Escrita, Textos narrativos, Escrita colaborativa, Crianças

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de diferentes propostas metodológicas em pesquisas sobre produção textual com crianças, com ênfase nos textos narrativos. As características dos desenhos metodológicos permitem reconhecer diferentes tensões, as quais exigem que o pesquisador se posicione frente a um conjunto de possibilidades para formular uma atividade de escrita. Posterior a esta revisão, apresenta-se a metodologia de investigação desenvolvida sobre escrita colaborativa entre crianças com o uso do computador. Desse modo, o texto contribui com a reflexão sobre as metodologias de trabalho com crianças, os estudos sobre produção textual e as práticas de escrita em diferentes contextos, entre eles o escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Castro, Universidad Del Valle, Colombia

Professora do Instituto de Psicologia da Universidad del Valle, coordenadora e pesquisadora do Grupo Lenguaje, Cognición y Educación do Centro de Investigaciones en Psicología, Cognición y Cultura da Universidad del Valle, Cali - Colômbia. Doutora em Psicologia, em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia do desenvolvimento cognitivo da Universidad del Valle, Cali - Colômbia. Pesquisadora do Grupo Pensamento e Cultura da Universidade de Brasília.

Publicado

02.02.2018

Como Citar

Castro, D. (2018). Metodologias em pesquisas sobre produção de textos narrativos com crianças. Linhas Crí­ticas, 23(51), 290–310. https://doi.org/10.26512/lc.v23i51.8225

Edição

Seção

Dossiê: Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação