Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva

Autores

  • Renato Dagnino Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549

Palavras-chave:

Estudos sobre ciência tecnologia, Sociedade, Ensino de pós-graduação, Inclusão social, Economia solidária, Adequação sociotécnica

Resumo

O êxito das políticas de inclusão social explicitará necessidades materiais cuja satisfação vai demandar soluções tecnocientíficas originais para produção de bens e serviços em quantidade e qualidade inusitadas. Políticas públicas de natureza singular, explorando a organização do trabalho na sua produção e circulação, mediante pesquisa e disseminação de conhecimento tecnocientífico original, precisarão ser elaboradas para transformar a inclusão social numa rota alternativa de desenvolvimento. A proposta da Adequação Sociotécnica de reprojetamento da tecnologia convencional (operadas por empresas) e de desenvolvimento de tecnologia social é um vetor cognitivo para o enfrentamento desse desafio. Ele requer profissionais que o curso de pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se está propondo deverá formar

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Biografia do Autor

Renato Dagnino, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro e estudou ciências humanas e economia no Chile e no Brasil, onde se doutorou. Realizou pós-doutorado na Universidade de Sussex, Inglaterra. É professor titular na Universidade Estadual de Campinas. 

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

Dagnino, R. (2015). Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva. Linhas Crí­ticas, 21(45), 339–355. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4549

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação