Vivenciando o referencial freireano na universidade

Autores

  • Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Maria Margarida Machado Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3995

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Referencial freireano, Universidade

Resumo

O artigo aborda experiências significativas de trabalho na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), que tomam como referência três concepções do pensamento de Paulo Freire: o diálogo, a construção coletiva e a intencionalidade política das ações educativas. Estas concepções contribuem para a análise de duas experiências desenvolvidas nos últimos 10 anos, em prol da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na universidade: a constituição e participação efetiva no Fórum Goiano de EJA e a intensificação das ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na EJA. Estas experiências apontam nossa “leitura” da atualidade e possibilidades do referencial freireano, num espaço de disputas e concepções teóricas e políticas da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Emilia de Castro Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - UFG

Maria Emilia de Castro Rodrigues, pedagoga, mestre em educação pela UFG, doutora em Educação pela UFG. Professora de Didática e Formação de Professores, Estágio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Membro do Fórum Goiano de EJA. Publicações recentes: Os (des)caminhos da integração no currículo do Proeja na Rede Estadual de Educação de Goiás. In: Maria Margarida Machado, Maria Emília de Castro Rodrigues. (Org.). Educação dos Trabalhadores - políticas e projetos em disputa.

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Maria Margarida Machado, licenciada em História, mestre em educação pela UFG, doutora em educação pela PUC/SP. Professora Associada da FE/UFG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. Membro do Fórum Goiano de EJA. Atua em pesquisas no campo da Educação de Jovens e Adultos, História e Políticas Públicas de Educação  Básica e Profissional. Publicações recentes: A Educação de Jovens e Adultos e os desafios do Plano Nacional de Educação 2011-2020. In: Cleomar Manhas (org.). Quanto Custa Universalizar o Direito à Educação? Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos.

Referências

BARRETO, José Carlos; BARRETO, Vera. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Um Sonho que não Serve ao Sonhador. Brasília: UNESCO: MEC: RAAAB, 2005.

BRASIL.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa por amostra de domicílios. Disponível em: . Acesso em: 1º fev. 2012.

_______. INEP. Censo Escolar 2001-2011. Disponível em: . Acesso em: 1º fev. 2012.

EITERER, C., PEREIRA, M. A. Propostas de trabalho no currículo da EJA, telas e textos. In:Revista Presença Pedagógica, v. 15, n. 88. Belo Horizonte, jul./ago. 2009.

FREIRE, Paulo; Shor, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

_______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_______. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001a.

_______. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001b.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1999.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Rodrigues, M. E. de C., & Machado, M. M. (2012). Vivenciando o referencial freireano na universidade. Linhas Crí­ticas, 18(37), 485–503. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3995

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.