Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Rio Grande
  • Grasiele Ruiz Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3844

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de ciências, Construtivismo

Resumo

Este  estudo caracteriza-se como  uma  pesquisa qualitativa relacionada a procedi- mentos escolares e  concepções de  docentes sobre   experimentação, atividade instrumental ou aula  prática. Para tanto,  realizamos entrevistas com professores atuantes nos anos iniciais do ensino  fundamental de escolas públicas do município de Rio Grande/RS, juntamente com observações de suas aulas, a fim de analisarmos a forma pela qual a experimentação é utilizada no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Por meio dos dados  coletados, percebemos que os tipos de materiais utilizados, o cotidiano  dos alunos  e a possibilidade de uma construção de aprendizagem são pontos importantes para o professor, ao tratar de atividades práticas em sua aula.

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Publicado

27.04.2012

Como Citar

Silva, J. A. da, Marinho, J. C. B., Silva, G. R., & Bartelmebs, R. C. (2012). Concepções e práticas de experimentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Linhas Crí­ticas, 18(35), 127–150. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3844

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática