A educação científica da criança: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3841Palavras-chave:
Educação científica da criança, Ensino desenvolvimental, Teoria da atividadeResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos da teoria da atividade edo ensino desenvolvimental de Davydov, inscrita na tradição da psicologia histórico-cultural soviética, e suas contribuições para a didática das ciências naturais nos anosiniciais do ensino fundamental, visando a um ensino de qualidade no início doprocesso de educação científica da criança. Para tanto, articulamos os princípiospsicológicos daquela teoria à constituição histórica e curricular do ensino de ciênciaspara crianças nas escolas brasileiras e às questões referentes à formação para oensino de ciências no curso de pedagogia.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n. 9394 de 1996.
______. Resolução do CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.
DAVYDOV, Vasili. Problems of developmental Teaching. The experience of theoretical andexperimental psychological research. Soviet Education, Ago. 1988, (vol. XXX, n. 8).
______. A new approach to the interpretation of activity structure and content. In: CHAIKLIN, Seth;HEDEGAARD, Mariane; JENSEN, Uffe (Orgs.). Activity theory and social practice: cultural-historicalapproaches. Aarhus (Denmark): Aarthus University Press, 1999, p. 39-50.
______. El aporte de A. N. Leontiev al desarrollo de la psicología. In: GOLDER, Mário (Org.). Angustiapor la utopía. Buenos Aires: Ateneo Vigotskiano de la Argentina, 2002, p. 51-60.
FUMAGALLI, Laura. O ensino das Ciências Naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das Ciências Naturais. Contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 13-29.
FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. Aprendizagem e formação de conceitos na teoria de Vasili Davydov. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria(Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a Didática.Goiânia: CEPED/PUC GO, 2011, p. 71-84.
HEDEGAARD, Mariane; CHAIKLIN, Seth. Radical-local teaching and learning: a cultural-historical approach. Aarhus (Denmark): Aarhus University Press, 2005.
KINDEL, Eunice Aita Isaia. Reflexões sobre o ensino de ciências. In: XAVIER, Maria Luisa M.; DALLAZEN, Maria Isabel H. (Orgs.). O ensino nas séries iniciais.Porto Alegre: Mediação, 1997, p. 47-50.
KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências.São Paulo: EPU/Edusp, 1987.
______. Reformas e realidade. O caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva.São Paulo,n. 14, vol. 1, p. 85-93, março de 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davídov. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro,n. 27 p. 5-24, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2004.
______. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Concepções e práticas deensino num mundo em mudança. Diferentes olhares para a Didática. Goiânia: CEPED/PUC GO, 2011,p. 85-100.
MALDANER, Otavio Aluizio; ZANON, Lenir Basso; AUTH, Milton. Pesquisa sobre educação nas Ciências e formação de professores. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana Maria (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias.Ijuí: Unijuí, 2006, p. 49-88.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 34, p. 94-103, janeiro, fevereiro, março e abril de 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica:primeiras aproximações.6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003(a).
______. Psicologia pedagógica.Porto Alegre: Artmed, 2003(b).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.