Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil

Autores

  • Liev Semionovitch Vigotski

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3327

Palavras-chave:

Caráter, Temperamento, Personalidade, Reflexo do objetivo, Condições sociais, Consciência

Resumo

O trabalho “Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, de Liev Semionovitch Vigotski, foi publicado pela primeira vez em 1928, na revista Pedologia e Educação, da editora Rabotnik Prosvechenia, em Moscou. Posteriormente, foi publicado no 5º volume das Obras Completas em 6 volumes, em 1983, pela editora Pedagogika, também em Moscou. Em 1995,a editora Prosvechenie reuniu num só livro todos os trabalhos de Vigotski sobre a defectologia e publicou com o título Fundamentos da Defectologia. O presente texto passou a ser um dos capítulos desse livro. A presente publicação é a primeira versão desse trabalho de L. S. Vigotski traduzida do russo para o português (Zoia Prestes).

Tradutora do russo: Zoia Prestes – pedagoga e tradutora, mestre pela Universidade de Pedagogia de Moscou, doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Como tradutora publicou Doutor Jivago, de B. Pasternak; Meu Marido Dostoievski, de A. G. Dostoievskaia, entre outros (presteszoia@hotmail.com).


Agradecimentos: às Professoras Carmem Tacca e Elizabeth Tunes pela ajuda na tradução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liev Semionovitch Vigotski

pensador, crítico de arte, pedagogo e psicólogo russo, colaborador do Instituto de Psicologia Experimental de Moscou, um dos fundadores da escola soviética de psicologia e autor da teoria histórico-cultural. Lecionou em diferentes universidades de Moscou, estudou o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, o processo de desenvolvimento do pensamento e da fala, as questões relacionadas à defectologia, o desenvolvimento psicológico da criança, entre outros temas.

Referências

Vigotski, L.S. Obras completas em 6 volumes. V. 5, Pedagogika, Moscou, 1983, p. 153-165.

Downloads

Publicado

30.06.2007

Como Citar

Vigotski, L. S. (2007). Sobre a questão da dinâmica do caráter infantil. Linhas Crí­ticas, 12(23), 279–292. https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3327

Edição

Seção

Artigos